JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Audiência de conciliação já pode ser agendada no Quero Conciliar

A Semana Nacional da Conciliação será realizada este ano de 5 a 9 de novembro

20/08/2018 - 23:18:38. - Por Marconi Lima Última atualização: 21/08/2018 - 08:36:16.

Reprodução


Solução do conflito pode ser efetuada antes de um processo judicial ser iniciado, por meio da conciliação pré-processual ou informal

A Semana Nacional da Conciliação será realizada este ano de 5 a 9 de novembro. Os interessados em agendar audiência de conciliação para o período podem fazer a solicitação pela internet até o dia 15 de outubro. A solicitação pode ser feita independentemente da fase em que se encontra o processo, por meio dos canais do Quero Conciliar. 

As conciliações realizadas durante a semana nacional são chamadas de processuais, ou seja, quando o processo já está em tramitação na Justiça. No entanto, a solução do conflito pode ser efetuada antes de um processo judicial ser iniciado, por meio da conciliação pré-processual ou informal. Nesta modalidade, o próprio interessado pode buscar a solução do conflito, com a ajuda dos conciliadores e mediadores que atuam nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc).

O Tribunal de Justiça também firmou convênio com diversas entidades para instalação de Postos de Atendimento Pré-Processual (Papre) e de Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (Pace) em diversas localidades mineiras. 

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos estão instalados em 126 comarcas, funcionam o ano inteiro, realizando audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais. Os endereços dos Cejusc e dos postos de atendimento pré-processuais estão na página da Conciliação, Mediação e Cidadania, no Portal TJMG.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia