JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 20 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Cresce o número de mulheres nos pequenos negócios

Em cinco anos, mais que dobrou o número de mulheres microempreendedoras individuais (MEI) no Brasil

Última atualização: 07/03/2018 - 10:39:50.

 Em cinco anos, mais que dobrou o número de mulheres microempreendedoras individuais (MEI) no Brasil. De acordo com levantamento do Sebrae Minas, com base em dados do Portal do Empreendedor, o número de formalizadas que trabalhavam por conta própria saltou de 1,3 milhão, em 2013, para 3 milhões, em 2018, um aumento de 124%.

Segundo a Receita Federal, até fevereiro deste ano, dos 6.389.621 MEI no país, 48% eram mulheres. O Rio de Janeiro é o estado em que elas são a maioria (51%). Já em Alagoas e Ceará, as empreendedoras representam a metade dos formalizados. Em Minas Gerais, dos mais de 736 mil formalizados, 47% eram mulheres, cerca de 347 mil empreendedoras.

Já em relação ao mercado de trabalho das Micro e Pequenas Empresas (MPE), segundo levantamento do Sebrae Minas com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos mais de 8 milhões de demitidos pelas MPE em 2017, 39,8% eram mulheres. Os setores de serviços e comércio foram responsáveis por mais da metade dos desligamentos das trabalhadoras (2,9 milhões).

Já em relação às contratações, em 2017 as MPE admitiram 4,3 milhões de mulheres, cerca de 39,3% dos contratados no período. Em Minas Gerais, as MPE também contrataram mais mulheres do que demitiram. Foram 411.626 admissões contra 403.089 desligamentos, o que resultou em um saldo de 8.537 empregos no ano passado.

Seminário. No dia 14 de março, de 18h30 às 21h30, o Sebrae Minas de Uberaba promove o seminário Mulheres Empreendedoras. Na programação do evento, serão realizadas palestras e case de sucesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (34) 3318-1800.

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia