Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
20/08/2009

Qualidade das guas em Minas Gerais mantm estabilidade

Compartilhar:

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) avaliou, ontem, os resultados do Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais relativos ao primeiro trimestre de 2009, no período chuvoso.

De acordo com os dados apresentados, no primeiro trimestre de 2009 predominou a condição do Índice de Qualidade das Águas (IQA) Médio, resultado que vem sendo observado desde o início do monitoramento em 1997. Houve uma ligeira elevação no IQA Médio que no primeiro trimestre de 2008 apresentou uma frequência de 42,5% para 48,6% no mesmo período em 2009. O IQA é o indicador que avalia a frequência de ocorrência de contaminação dos cursos d’água em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes.

O IQA Ruim caiu de 42,2% no primeiro trimestre de 2008 para 41,4%, no mesmo período em 2009. Também diminuiu a frequência de IQA Muito Ruim de 1,3% para 0,6%. Já o IQA Bom caiu de 6,2% para 5,2%.

Outro indicador da qualidade das águas avalia a ocorrência de substâncias tóxicas e é conhecida como Contaminação por Tóxicos (CT). A condição Baixa foi predominante no primeiro trimestre de 2009 (77,2%) apresentando aumento na frequência de ocorrência quando comparada ao mesmo período de 2008 (76,7%). A qualidade foi medida em pontos de monitoramento em todas as Bacias Hidrográficas do Estado.






San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje
SINTONIZE

ENQUETE
Perodo de frias se aproxima e muitas pessoas devem viajar, o que faz circular novas doenas vindas de outras localidades. A sua vacinao est em dia?





JM FORUM
Na sua opinio, o que deu errado para a Seleo Brasileira, que era vista como favorita taa, ser eliminada na Copa do Mundo?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018