Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 24/02/2018

 
CÁ ENTRE NÓS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
24/02/2018

Compartilhar:



Pela duplicação
O deputado federal Marcos Montes (PSD) aproveitou os debates sobre a polêmica Medida Provisória que dá mais prazo para as melhorias nas rodovias federais que estão sob administração de empresas privadas para dar voz aos moradores do Triângulo Mineiro no que se refere à duplicação da BR-262. Ele declarou que quer o cumprimento da duplicação do trecho Bom Despacho-Uberaba, observando ser lamentável e despropositado que a concessionária tenha pedido o cancelamento da obra por falta de descumprimento de contrato por parte do governo estadual. MM afirmou ainda que, independentemente de quem seja a culpa, o importante é que o povo não pode mais pagar por erros de quem tem obrigações com o Estado.

Falta de vagas
A secretária de Educação, Silvana Elias, revelou que Uberaba já atende aproximadamente 85% das crianças de 0 a 3 anos. Este dado ultrapassa, três anos antes, a meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação, de atender 50% até o ano de 2021. Na última quarta-feira (21), conselheiras tutelares contaram na Câmara Municipal que a falta de vagas em creches tem levado os pais a deixarem os filhos sozinhos em casa, principalmente nos conjuntos residenciais entregues sem escolas. Para Silvana, o Estado poderia ajudar mais o município, assumindo as turmas das séries iniciais do ensino fundamental. Assim, a PMU poderia atender melhor as crianças de 0 a 3 anos.

Espera
A Prefeitura ainda aguarda liberação de recursos federais para continuar as obras de mais quatro centros de educação infantil nos bairros São José, Antônia Cândida, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes, com obras já iniciadas. Essas unidades representariam mais 900 vagas, sendo 600 delas para a educação infantil. Atualmente, Uberaba atende 11.500 alunos de 0 a 3 anos, incluindo as 29 creches conveniadas ao município.

Confirmado

Como a coluna havia antecipado, os problemas entre os mutuários e o Grupo SIM para construção de muros em habitações do programa Minha Casa Minha Vida tinham fundamento. A Cohagra não apenas descredenciou a construtora, como acionou o Procon para atender as pessoas prejudicadas.

Em dia

O governo estadual anunciou que 100% da cota-parte referente ao ICMS e ao Fundeb do ICMS já foram repassados aos municípios mineiros e que, portanto, não há dívida em relação ao imposto. O Estado também ressaltou que, conforme acertado com a Associação Mineira de Municípios (AMM), desde o último dia 6, tanto os repasses do ICMS quanto os do IPVA têm sido feitos de forma automática. Já em relação à verba de transporte escolar, as duas últimas parcelas de 2017 foram depositadas.

Alerta da biometria
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) confirmou que golpistas visitaram os eleitores alegando atualização de cadastro ou até mesmo risco de cancelamento de título de eleitor, em Uberaba e BH. Eles estão se passando por agentes da Justiça Eleitoral e solicitando dados como CPF e Identidade e até o endereço do eleitor. De acordo com o TRE, é o próprio cidadão que deve atualizar seus dados em um cartório eleitoral.

Opinião do leitor
Wesley Carvalho declarou que, ao ler todos os dias no JM os inúmeros casos de violência em Uberaba, vê de tudo: invasão de domicílios, latrocínio, sequestro relâmpago, assalto à mão armada. Enfim, a população está abandonada à sorte, sem a quem recorrer. Ele observa que o incrível disso tudo é que não se vê a manifestação de nenhum político local a respeito. Para eles, parece estar tudo bem, ninguém age, ninguém comenta nada, ninguém reivindica nada. Por isso é preciso acordar na hora de votar.

Consórcios
Não foi apenas na Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale) que foram mantidos os atuais dirigentes. No Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvalegran) permanece o prefeito de Delta, Marcos Estevam, na presidência. No Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), assumiu o prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires. Já o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale) passou a ser dirigido pelo prefeito de Campo Florido, Renato Soares Freitas.

Divulgação


Surpreendeu a permanência do prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, na presidência da Amvale; estava tudo definido para que Paulo Piau assumisse o posto

Ti-ti-ti

- O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico faz assembleia, às 18h da próxima quarta-feira (28), para deliberar sobre as negociações salariais.
- Aumentam as reclamações sobre a alimentação fornecida aos trabalhadores da Mosaic/Vale Fertilizantes.
- Cartórios eleitorais retomarão o recadastramento biométrico na segunda-feira (26). Prazo final será dia 9 de maio.
- Ismar Marão (PSD) tornou público em plenário de que não foi atendido de forma respeitosa pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Messias.
 







EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Na sua opinio, como deveriam ficar os direitos polticos de parlamentares presos?





JM FORUM
A Lei Seca completou dez anos em junho. Na sua opinio, temos o que comemorar?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018