Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 21/01/2018

 
CÁ ENTRE NÓS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
21/01/2018

Compartilhar:



 Entre as melhores
No dia 18 de dezembro, a consultoria Macroplan divulgou o ranking das melhores e das piores 100 grandes cidades do Brasil, ao comparar os dados de 2005 e 2015. Maringá (PR) foi considerado o melhor município do país. Aparecem na sequência Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Franca e Campinas. O estudo aponta que essas cem cidades representam 39% da população brasileira. Elas também são responsáveis por 50% do PIB e 54% dos empregos formais (carteira assinada).

Entenda o ranking
Para o levantamento, a consultoria analisou municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores, divididos em quatro áreas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Esses indicadores receberam diferentes pesos: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. Com isso, o ranking foi formado por um índice que vai de 0 a 1, em que quanto mais próximo de 1 melhor é a condição de vida nessa cidade.

As melhores de Minas
Aparecendo em 24º lugar no país, Uberaba é a quarta melhor cidade de Minas, com nota 0,666. O município evoluiu 11 posições em relação aos dados de 2005. Já Uberlândia foi a 1ª no Estado e 16ª no Brasil, com nota 0,688, mas caiu 12 posições. Em seguida veio BH, com nota 0,677, e continua em 20º lugar no ranking nacional. Em 3º está Montes Claros, com índice 0,667, subindo uma posição, para o 23º posto brasileiro.

Foto/Facebook


As professoras Ana Paula e Camila comemoram a decisão com a advogada Ana Lúcia

Efetivadas
Advogadas Ana Lúcia Brandão Albuquerque e Clebia Reis conseguiram liminar que possibilitou a Ana Paula Bonizário e Camila Ribeiro tomarem posse como professoras do Estado no Colégio Tiradentes de Uberaba. As duas haviam sido aprovadas no concurso do CPTM/MG, mas tiveram as nomeações anuladas. O Tribunal de Justiça de Minas acolheu a tese do direito líquido e certo das candidatas à nomeação.

Foto/Facebook


Uberabenses usam as redes sociais para protestar contra os buracos

Tomaram conta
Espalhados por toda a cidade, os buracos têm sido um tormento na vida dos uberabenses, causando prejuízos em veículos, acidentes e queda de pedestres. E, para não perder o bom humor, internautas usam as redes sociais para protestar e mostrar o descontentamento com o problema.

Foco de dengue
Para atender às reclamações dos servidores, agentes de endemias do Centro de Zoonoses trabalharam nos dois últimos dias no Centro Administrativo. Na sexta-feira, 19, eles inspecionaram sala a sala, para localizar possíveis focos do pernilongo transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, fazendo tratamento focal. E ontem, eles voltaram à repartição para pulverização com bombas costais.

Decidindo o voto
Pesquisa da Ideia Big Data para o Brazil Institute aponta o descrédito da população brasileira com o Congresso atual. O levantamento indica que 72% dos eleitores escolheram temas relacionados à honestidade como prioridade na hora de votar em seus deputados e senadores. Já 38% dos eleitores apontaram que o mais importante para seu voto é a honestidade do candidato ou o fato de ele não ser corrupto. A pesquisa mostra, ainda, que 13% dos entrevistados indicaram a transparência; 11% optaram por “estar fora das acusações da Lava Jato”, e 10% disseram que seu candidato tem de ser novo ou de fora da política. O levantamento foi feito com 5.003 pessoas em 37 cidades brasileiras entre os dias 9 e 13 de janeiro.

Indignados
A comunidade do bairro São Benedito está revoltada com andarilhos que frequentam a Praça Dr. Jorge Frange. Eles arrancaram as mudas de plantas recém-cultivadas, supostamente para troca por drogas. Os moradores e comerciantes cobram ações mais frequentes da Ronda Social e da Polícia Militar.

Chama a atenção
Nova estrutura da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) foi revelada com a aprovação de seu estatuto. Além dos conselhos diretor e fiscal, a estrutura tem presidente de honra; presidente; Assessoria Jurídica; Auditoria de Controle e Gestão; Assessoria de Apoio ao Gabinete; Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, com Seções de Gestão de Pessoal, Seção de Contabilidade e Finanças, de Tesouraria, Logística, Patrimônio e Arquivo e de Compras e Licitação; Departamento de Iniciação Profissional, com Seção Pedagógica e Educação Profissional; Departamento Bem Estar do Menor (Probem), com Seção Psico Sócio Empresarial, e Departamento de Desenvolvimento Profissional, com Seções de Produção e de Captação de Recursos e Planejamento.

Estamos de olho
O Congresso Nacional não tem dado muita atenção ao que pensam os eleitores, ou, pelo menos, aos mais de 5 milhões deles que se manifestaram no Portal E-Cidadania, do Senado Federal. Prova disso é que as propostas com mais sinalização favorável no site – para reduzir o número de parlamentares nas casas legislativas e acabar com o auxílio-moradia de políticos e magistrados – nem sequer entraram em discussão este ano.

De olho 2
No topo das propostas está a de emenda à Constituição (PEC 106/15) que reduz o número de senadores em um terço e o de deputados federais em 25%. A matéria, que teve 1,7 milhão de apoiamentos, está parada desde março com o relator Romero Jucá (PMDB), na Comissão de Constituição, no Senado. Pelo texto de autoria do senador Tião Viana (PT), o número de deputados federais cairia de 513 para 385 e o de senadores, de 81 para 54. O principal ganho seria a redução dos gastos públicos.

Na bronca
Moradores do Residencial Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento e Jardim Itália reclamaram nas redes sociais que, na próxima semana, terão de ir ao Centro Administrativo para efetivar a matrícula dos filhos. Argumentaram que poderiam ir direto às escolas indicadas.

Concessionárias
O Ministério Público Federal ameaça colocar um freio na medida provisória que prolonga de cinco para 14 anos, sem reduzir de imediato as tarifas de pedágio, o prazo de duplicação das rodovias federais concedidas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A MP 800, que tramita no Congresso Nacional desde setembro, é vista pelas concessionárias como “tábua de salvação” para seus contratos e evitar uma quebradeira geral no setor. Uma das interessadas é a MGO, que administra a BR-050 entre Goiás e Minas.

Oportunidade
O Programa Universitário – Empresas é uma iniciativa do segmento Negócios & Empresas em parceria com o Santander Universidades. As pequenas e médias empresas clientes do banco que desejam ter um estagiário podem acessar o site www.santandernegocioseempresas.com.br, onde também encontrarão as regras de elegibilidade para a inscrição. Já os universitários interessados, que podem ser de qualquer curso e região do País, deverão consultar as vagas e se candidatar no aplicativo Santander Universitário, a partir de segunda-feira, 22. A bolsa de estágio terá duração de quatro meses, com quatro horas diárias e auxílio mensal de R$882.

Ti-ti-ti
- Aprovados nos concursos da Prefeitura e Codau voltam a cobrar nomeações para as vagas oferecidas nos editais.
- Uniube voltou a movimentar a cidade ontem, com as solenidades de formaturas. As colações de grau vão até o fim do mês, tendo como local o Centro de Eventos da ABCZ.
- Deputado federal Marcos Montes (PSD) passou para dar um abraço no prefeito de Araguari, Marcos Coelho, na sexta-feira, 19, em sua posse como presidente da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Amvap). Prefeito Rui Ramos, presidente da Amvale, também esteve presente.
- Paleoartista uberabense Rodolfo Nogueira fará o lançamento do livro “Os Dinossauros do Brasil”, às 15h de sábado, 27, no Shopping Uberaba.

 







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018