Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 15/02/2018

 
CÁ ENTRE NÓS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
15/02/2018
Alexandre Pereira

Compartilhar:



 Costuras
O deputado federal Marcos Montes (PSD) e o suplente de deputado estadual Tony Carlos (MDB) teriam chegado à conclusão de que a dobradinha entre eles não daria resultado. O eleitorado de cada um é bem diferente. O entendimento de Tony é de que ele até poderia transferir votos para MM, mas o eleitorado dele não votaria nos dois.

Estratégia
O convite de Montes a Tony seria uma ação para agregar ainda mais o grupo do prefeito Paulo Piau (MDB) em torno das duas candidaturas. No entanto, o desejo não se tornou realidade. Com isso, MM deve mesmo caminhar nas eleições com o vereador Franco Cartafina (PHS), já que o eleitorado dos dois tem o mesmo perfil e um agregaria valor à candidatura do outro e vice-versa.

Dobradinhas
Tony Carlos já teria, inclusive, acertado fazer dobradinha com o deputado federal Aelton Freitas (PR). Isso demonstra que haverá resistência do comando local do partido no lançamento de candidaturas de vereadores a deputado estadual. Essa seria uma das condições estabelecidas por Tony.

Jogando
O líder do prefeito Almir Silva pode deixar o PR para se filiar no PSD. Ele teria, inclusive, participado de reunião com o deputado federal Marcos Montes. A estratégia visaria a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, no fim do ano. No entanto, o PSD já teria candidato ao cargo: Ismar Marão.

É demais
A Câmara Municipal não para de criar datas comemorativas e incluí-las no calendário popular da cidade. Na última delas, Franco Cartafina (PHS) voltou a pedir aos colegas que tenham ponderação na hora de fazer a inserção de novas datas. Ele disse que, muitas vezes, algumas aprovações não agregam e ainda geram críticas totalmente evitáveis. Também reiterou aos vereadores que é preciso ter bom senso na hora de fazer inclusões.

Oportunidade
Termina amanhã o prazo para que os consumidores com faturas em atraso negociem com a Cemig e evitem o corte do fornecimento de energia. Desde novembro passado, mais de 70 mil clientes regularizaram suas pendências, com isenção de multas e juros no pagamento à vista e parcelamento até 24 meses.

Opinião do leitor
Wagner Kisling opina que, infelizmente, o material usado na construção das moradias do Programa Minha Casa Minha Vida é de baixa qualidade. No entendimento dele, a fiscalização deveria ser feita no material empregado na obra e no acabamento. Por isso, sempre na temporada de chuvas aparecem os problemas e os mutuários não só têm que recorrer às construtoras como, muitas vezes, custear os reparos do próprio bolso. Wagner defende, ainda, que essas habitações deveriam ser entregues muradas.

2ª chamada
A UFTM publicou a relação dos alunos aprovados na segunda chamada para os cursos de graduação, através do sistema Unificado de Seleção (Sisu). A matrícula presencial será realizada nos dias 20, 21 e 22 deste mês.

Sobrando vagas
Mais uma vez, sobraram muitas vagas. No1º semestre do ano passado, a universidade tinha convocado 476 estudantes na segunda chamada. Agora, em 2018, foram chamados 466, sendo 34 em Engenharia Química, 29 em Engenharia Civil, 25 em Engenharia de Produção, 25 em Elétrica e 25 em Mecânica, 24 em Ambiental, 22 em Alimentos, 22 em Educação Física, 21 em Serviço Social, 21 em História, 20 em Química, 20 em Ciências Biológicas, 19 em Terapia Ocupacional, 19 em Nutrição, 19 em Matemática, 19 em Fisioterapia, 19 em Enfermagem, 16 em Geografia, 15 em Física, 14 em Psicologia, 13 em Biomedicina, 11 em Medicina, sete em Espanhol e sete em Inglês.

Como pode?
O conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, declara que, se não bastasse o desleixo com a limpeza e capina nas ruas do Jardim Induberaba, agora, a Prefeitura alugou uma casa para sediar um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) e podou uma árvore, deixando os entulhos na porta e em cima da calçada. Ele indaga se os trabalhadores não são orientados e se a supervisão é feita, o que não parece acontecer.

Foto/Leitor


Galhos cortados da árvore foram depositados em cima da calçada, impedindo a passagem dos pedestres

Ti-ti-ti
- Falta de tudo em materiais de limpeza e higiene nas unidades de saúde.
- Vereadores não param de fazer troca de assessores parlamentares.
- Codau nomeou mais 17 auxiliares de ofício, sete auxiliares administrativos e um técnico de contabilidade, aprovados no último concurso público.
- Contador aposentado da Prefeitura, José Monteiro Conde, foi eleito pelos pares como presidente do conselho administrativo do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipserv). A presidência passou a ser anual e rotativa.
- O Conselho Municipal de Assistência Social aprovou o Projeto “Semana Comemorativa do Dia Internacional da Mulher”, no valor de R$4.170,00.
- A coluna voltará a ser publicada no dia 21.

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018