Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CÁ ENTRE NÓS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
26/03/2017

Compartilhar:


OUTRAS COLUNAS



 Inconstitucionalidade
O líder do prefeito na Câmara, Almir Silva (PR), vai levar ao governo pedido de Franco Cartafina (PHS) para que assuma a autoria de projetos dos vereadores, considerados inconstitucionais, mas de interesse público. Eles entrariam como coautores. No meio da discussão, o presidente Luiz Dutra (PMDB) declarou que é uma utopia o vereador achar que legisla. Na verdade, segundo ele, quem legisla a maioria das matérias é o Executivo, cabendo aos vereadores aprovar ou rejeitar.

Publicidade
A Prefeitura de Uberaba abriu concorrência, do tipo técnica e preço, para contratação de agência de publicidade. A entrega dos documentos de habilitação, propostas técnicas e propostas de preço deve ser feita até as 8h45 do dia 16 de maio. O valor global estimado da licitação é de R$3,5 milhões.

Defesa
Ex-presidente da Emater-MG, o deputado federal Zé Silva (SDD) defendeu a carne brasileira em reunião da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, na sexta-feira (24). Ele convocou a união do país para que o setor não seja prejudicado, especialmente a população, para que continue consumindo carnes.

Arquivo 


Novo concurso para contratação de professores e certificação dos diretores serão realizados esse ano, de acordo com Silvana Elias

Sem enfrentamento
A secretária Silvana Elias (PMDB) concorda com o movimento, mas lamenta que os professores da rede municipal tenham optado pela greve, considerada por ela inoportuna para o atual momento de crise econômica, ao invés de atenderem ao pedido para aguardar a reabertura das negociações até julho. Ela afirma que o governo desenvolveu uma política de valorização dos profissionais nos últimos quatro anos, observando que atualmente 90% dos recursos do Fundeb são aplicados na folha de pagamento do município e os 10% restantes, nos conveniados. E o último concurso possibilitou que 80% do quadro permanente da Educação seja de servidores efetivos e apenas 20% de contratados.

Facebook


Líder comunitário Isaías Resende auxilia nos trabalhos de pavimentação das ruas da comunidade

Urbanização
O prefeito Paulo Piau (PMDB) cumpre o compromisso com a comunidade do bairro turístico de Peirópolis, iniciando o asfaltamento das ruas, dando prosseguimento às obras de urbanização. Asfalto foi viabilizado por emenda parlamentar de Aelton Freitas (PR). Antes, as vias de acesso tinham recebido paralelepípedo, preservando as características dos casarios históricos.

Não passou
O governo municipal vetou o projeto que alterava a Lei Municipal que instituiu o programa “Pratique Esporte com Saúde”, incluindo a participação de jovens. A proposta foi considerada inconstitucional, material e formalmente, ressaltando que a inconstitucionalidade por vício de iniciativa é insanável.

Semana cheia
Sob o comando de Vicente Araújo Neto, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande (Amvale) movimentou Uberaba ao longo da última semana. Na segunda-feira (20), reuniu prefeitos com o subsecretário estadual de Turismo e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário. Na terça-feira (21), capacitou técnicos para monitoramento de obras e, na quarta-feira (22), reuniu secretários de Agricultura para tratar da certificação municipal de inspeção animal. Na quinta-feira (23), integrou reunião da Frente Nacional de Prefeitos com consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento. E na sexta-feira (24) fez encontro de secretários de Meio Ambiente para discutir o licenciamento ambiental regional.

Enfim
As comarcas de Coromandel, Canápolis, Campos Altos, Ibiá, Itapagipe, Perdizes, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara e Vazante na região vão receber juízes até 16 de maio. O comunicado foi feito à OAB/MG pelo Tribunal de Justiça de Minas.

De olho
Desde fevereiro, a Delegacia da Receita Federal em Uberaba verifica o cumprimento da obrigação imputada aos municípios que devem fornecer relação de alvarás para construção civil e Habite-se concedidos. A operação abrange as 28 prefeituras da região. A RF espera compor o banco de dados de obras, subsidiando diversas análises de interesse fiscal e deflagração de outros procedimentos fiscais. O descumprimento pode gerar uma autuação em valor médio de R$100 mil.

Saúde
Confirmado o 2º caso de grávida com zika vírus na área da Diretoria Regional de Saúde de Uberaba, entre quatro notificações em 2017. O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde informa ainda que Uberaba registrou 223 casos suspeitos de dengue desde janeiro, enquanto que Uberlândia contabilizou 531.

Mais cheios
As chuvas dos últimos dias ajudaram a melhorar o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas da região. No rio Grande, Furnas está com 46,14%; Marimbondo com 74,71%; Água Vermelha com 74,91%, e as demais com 31,87%. No rio Paranaíba, Emborcação está com 36,31%; Nova Ponte com 31,08%, Itumbiara com 24,04%, e São Simão com 66,52%.

Cadastramento
A Central de Fiscalização de Penas do Fórum Melo Viana publicou edital para o cadastramento de entidades públicas ou privadas, interessadas em receber recursos oriundos de aplicação de penas de prestação pecuniária, objeto de acordos judiciais ou sentenças penais condenatórias.

Palestra
O Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores) promove palestra sobre a nova legislação da "Lei da Gorjeta", com o advogado Ricardo Perdigão. Será às 19h de terça-feira (28) no Hotel Tamareiras. Na oportunidade, ainda serão debatidas as tendências da reforma trabalhista.

Baile do Cowboy
Festa mais tradicional de Uberaba, o Baile do Cowboy iniciou ontem a venda de ingressos para os sócios do show de Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone, no Jockey Park, dia 6 de maio (sábado). Para o público em geral, os ingressos estarão disponíveis na próxima quarta-feira (29) na secretaria do clube.

TI-TI-TI
- Deve ocorrer reação dos pedreiros que atuam há anos nos cemitérios à terceirização dos serviços de sepultamento.
- Kaká Carneiro (PR) recebeu a solidariedade dos colegas contra resposta da Pró-Saúde às suas denúncias e dos profissionais das UPAs.
- Associação dos Moradores e Produtores da Serraria elegem diretoria às 19h30 da próxima sexta-feira (31).
- A Funepu, que por vários anos administrou o Hospital de Clínicas da UFTM, e a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube e do Hospital Universitário, devem assumir cada UPA.
- Na bancada federal mineira, dos 53 parlamentares, cerca de 35 anunciaram não estar dispostos a aprovar a reforma da Previdência.
- Prefeitura aguarda resposta da Integral Engenharia, responsável pelas obras do projeto Água Viva, para que faça a recomposição asfáltica de trecho danificado por temporal na avenida Leopoldino de Oliveira.
- Deputado federal Aelton Freitas (PR) declarou aos jornalistas que votaria a favor da terceirização de serviços, caso estivesse no plenário.







EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

Uai Tracker animado
ENQUETE
A Operao Carne Fraca, deflagrada pela Polcia Federal, colocou em xeque a qualidade da carne comercializada no Brasil. O assunto preocupa voc?





JM FORUM
O mais recente LIRAa demonstrou que a infestao do mosquito Aedes aegypti cresceu este ano, na comparao com o mesmo perodo em 2016. Na sua opinio, o que preciso intensificar para reverter este quadro?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017