Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
CÁ ENTRE NÓS
Tamanho do texto: A A A A
C ENTRE NS
01/01/2017

Compartilhar:



 Desafios da agenda 2017
Comparando as agendas dos quatro últimos anos, muita coisa ficará para 2017. O prefeito Paulo Piau (PMDB) e sua nova equipe terão muitos desafios a cumprir. Isso porque os uberabenses esperam o funcionamento do Hospital Regional, a conclusão da ampliação do canal e dos emissários da avenida Santa Beatriz, de todo o sistema viário das avenidas Claricinda Rezende e Interbairros, entre outras obras. Esses empreendimentos, herdados do governo passado, não foram finalizados no primeiro mandato.

Mais pendências
Espera-se do presidente Michel Temer (PMDB) e do governador Fernando Pimentel (PT) uma definição para o gasoduto e para a fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras, cuja obra está parada. Além disso, o governo de Minas precisa mostrar reciprocidade às simples demandas da cidade, como a construção de novas escolas. Da Presidência da República é preciso urgência sobre a adequação do aeroporto, para o recebimento de novos voos, já que o aeroporto regional não sai do papel, e para que as famílias que tiveram imóveis desapropriados no entorno possam seguir com suas vidas.

ZPE e DI-4
Também deve ser tirada da prancheta a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), com o início das obras de infraestrutura e aprovação do governo federal. Também deve ser acelerada a conclusão do Distrito Industrial 4, para a implantação das dezenas de empresas que receberam doações de áreas da Prefeitura, inclusive em outros distritos. Um dos entraves era a extensão da rede de energia, para atender à demanda da produção.

Mão de obra
É necessário que as lideranças políticas e empresariais deem mais dinâmica aos cursos profissionalizantes, para formação de mão de obra que atenda às necessidades dos novos investimentos. Não basta a importação de técnicos, é preciso qualificar os uberabenses para ocupar os postos de trabalho, dos mais simples aos mais complexos, para aumento da renda per capita. Com qualificação, combate-se efetivamente o desemprego.


Foto/Arquivo 

A implantação do terminal integrador da VLi abre um leque de perspectivas para a região do Cinquentão, na divisa de Uberaba e Uberlândia, onde poderia ser feito o aeroporto regional, a ZPE e um novo distrito industrial

Maior conquista
Em 2016, a mais importante conquista de Uberaba foi a inauguração do terminal integrador da Vli, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos.


Malha viária
Concluir as obras dos corredores de ônibus dos sistemas Sudeste e Sudoeste e o anel viário, além do viaduto da avenida Padre Eddie Bernardes. É urgente terminar as pistas marginais e travessias das BRs 262 e 050 e iluminá-las, além, é claro, das duplicações até BH e Campo Grande (MS), respectivamente.

Infraestrutura
Também o governo municipal, através do Codau, precisa concluir a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), além da Estação de Tratamento de Esgoto Conquistinha. E, ainda, a adutora do Rio Claro e, finalmente, interligar os emissários das avenidas Santos Dumont, Guilherme Ferreira e Leopoldino de Oliveira, para acabar com o mau cheiro na área central. E, por último, iniciar as obras da represa da Prainha, no Rio Uberaba, para reserva de água a ser usada no período de estiagem.

Mais
Terminar a construção de várias escolas de Educação Infantil, unidades de saúde e Caps. Abrir o Restaurante Popular. Além disso, entregar as milhares de unidades do programa Minha Casa Minha Vida 2, em fase final de construção, e a infraestrutura e equipamentos públicos necessários, para que não se repitam os problemas dos novos conjuntos.

Parque Tecnológico
Idealizado por Paulo Piau, quando deputado estadual, e por Luiz Neto, quando prefeito, o Parque Tecnológico da Univerdecidade necessita deslanchar mais, depois de duas décadas. O então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, ex-deputado federal Narcio Rodrigues, anunciou a liberação de recursos para a construção da sede e sua estruturação, que ainda não chegaram, mesmo com a mudança de governo. A presença da UFTM e IFTM é um agregador.

Segurança pública
O 2º Batalhão da Polícia Militar precisa ser prioridade, além do aumento da tropa. Também o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil, Federal, Ambiental e Rodoviária Estadual e Federal necessitam de novos integrantes para recompor seus efetivos. É urgente concluir a reforma da Delegacia Regional. A ampliação da Guarda Municipal ajudaria a aumentar a baixa sensação de segurança.

Perspectivas
Passado o primeiro mandato do prefeito Paulo Piau, em que as dificuldades predominaram na maior parte do tempo, principalmente financeiras, é preciso que o Executivo torne os sonhos, desejos e necessidades dos uberabenses uma realidade. A saúde pública necessita de soluções eficazes, e não da simples terceirização. Outra prioridade é melhorar a interlocução com a nova Câmara Municipal. As vitórias eleitorais nos planos local, estadual e federal ainda não mostraram resultado para que mais obras e recursos cheguem efetivamente a Uberaba. Porém, a população precisa e confia.

Perspectivas – 2
Mais uma vez, espera-se que os deputados federais Adelmo Carneiro (PT), Aelton Freitas (PR), Marcos Montes (PSD), Caio Narcio (PSDB) e Zé Silva (SDD) e os deputados estaduais Tony Carlos (PMDB) e Lerin (PSB) exerçam seus mandatos em favor dos interesses de Uberaba e região. Nunca a cidade teve tantos representantes na esfera federal.

Sucessão
Por fim, o prefeito, vice-prefeito e vereadores que tomam posse hoje devem fazer propostas factíveis e buscar realizá-las. A desesperança dos brasileiros, incluindo aí os uberabenses, precisa de respostas práticas. Todos estão cansados de blá-blá-blá.
Que 2017 seja de muito sucesso para todos!

OBS: A coluna voltará a circular no fim de janeiro, em função das férias.

 







EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Concluso das obras do sistema BRT Sudeste/Sudoeste foi novamente adiada e, segundo previso da administrao, ser em junho. Na sua opinio, o sistema funcionar ainda este ano?






JM FORUM
Anvisa liberou recentemente o registro e a comercializao do primeiro medicamento com princpios ativos derivados da maconha. Qual sua opinio sobre o uso da droga em tratamentos de doenas psiquitricas ou neurodegenerativas?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017