Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 24/01/2018

 
crÔnica do dia
Tamanho do texto: A A A A
CRNICA DO DIA
24/01/2018

Compartilhar:



 Causa-me certo susto quando me encontro com um vendedor que se gaba dizendo que está naquela empresa há muitos anos e que conhece todos os processos e procedimentos. E, mais, afirma categoricamente que conhece todos os clientes e suas reações, sabe exatamente o que o cliente quer e quanto pode pagar.

No passado, ou seja, há mais de 25 anos, talvez 30, os clientes tinham poucas informações, pouco conhecimento e até mesmo pouco poder de escolha.

Hoje essa situação mudou muito. O cliente é rico de informações, sabe o que quer e tem fontes de pesquisas. Mas, mesmo tendo informações, o cliente quer e exige que o vendedor tenha conhecimento sobre a mercadoria, desde a sua origem até a maneira correta de usar. Espera que o vendedor conheça o mercado e que possa apresentar todas as informações no ato do atendimento e da demonstração do produto.

Porém, não raro encontramos aquele vendedor cheio de si, que se sente um Google de conhecimentos, quase um Mercado Livre das vendas.

Ledo engano! Em verdade, esse vendedor que, usando as palavras do imortal Belchior, “ama o passado e que não vê que o novo sempre vem” está defasado. Não viu que o tempo passou, que o conhecimento e que as informações estão a um clique e à disposição de qualquer pessoa, inclusive dele, vendedor.

É urgente que esse tipo de profissional abra a sua cabeça para o novo. Que ele leia, estude e se atualize porque, como diz o adágio, a fila anda e, se bobear, o novo, literalmente o novo vem e ocupa o seu espaço. Aí poderá ser tarde, uma vez que quem vive de passado é museu. 

Então, qualquer que seja a sua função ou profissão, não perca tempo, atualize-se. Saiba de tudo um pouco e sobre a sua atividade profissional saiba muito, mas muito mesmo! Eu tenho certeza que os clientes saberão reconhecer o seu talento, a sua modernidade e, com certeza, você será um profissional muito melhor do que já é! 

Fulvio Ferreira é palestrante, empresário e consultor em comércio varejista
www.fulvioferreira.com.br







San Marco - 20jun
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Na sua opinio, como deveriam ficar os direitos polticos de parlamentares presos?





JM FORUM
A Lei Seca completou dez anos em junho. Na sua opinio, temos o que comemorar?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018