Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 13/08/2016

 
CRNICA DO DIA
Tamanho do texto: A A A A
CRNICA DO DIA
13/08/2016

Compartilhar:



A verdadeira mentira

Por mais paradoxal, contraditório ou adverso que possa parecer, mentira para ser mentira tem que ser verdadeira. Mas como? Mentira verdadeira? Sim. Sendo a mentira criação abstrata de fato irreal, tem ela que ser para o seu fim malvado. Caso contrário, não é mentira propriamente.

O filho foi com a mãe, portadora de grave enfermidade, à médica. Queria a mãe provar-lhe que estava bem, à beira da cura, caso ela cumprisse os procedimentos prescritos pela doutora. Foram e, diante da médica, esta confirmou o que dissera a mãe ao filho. Que ela estava mesmo bem e em franca evolução a sua recuperação. Bastava que cumprisse com método suas prescrições: caminhar, descansar, alimentar-se bem, tomar sistematicamente os medicamentos e buscar a alegria... E acrescentou a médica, dirigindo-se ao filho, que, enquanto a mãe fosse à sessão de quimioterapia, ele esperasse para que ela lhe explicasse melhor os procedimentos. E assim aconteceu. Na ausência da mãe, disse a médica ao filho que sua mãe estava prolongando a sobrevida pelo otimismo, pela crença na recuperação, mas esta enfermidade, pela literatura, já apontava para o final da sua vida.

Pergunto: Mentiu a médica para a mãe? Respondo: Verdadeiramente não mentiu. Mentira é para o mal, para o conflito, para a discórdia, para a destruição. Por isso que afirmo que mentira para ser mentira tem que ser de verdade. Eis porque a verdade é sempre superior. Eis porque o demônio só existe por permissão do divino, para que se revele se o ser é realmente mal ou não. A escuridão só existe porque existe a luz.

Atente-se para não mentir de verdade, mas penso, eventualmente, que a omissão mentirosa, que mentira de verdade não é, pode ser manejada para o bem, para a construção, como as lendas são usadas para a boa educação.

Ofende muito simplesmente sentenciar alguém de mentiroso sem medir suas reais intenções. Mas melhor mesmo é evitar a mentira, seja qual for.

Cuidemos para isso.

(*) Juiz de Direito
Ricardo Cavalcante Motta

 







San Marco - lateral
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
O Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho, mas a situao do Hemocentro em Uberaba est cada vez mais crtica, com baixos estoques. Voc um doador?






JM FORUM
Sob o comando de Tite, a Seleo Brasileira ganhou 17 dos 21 jogos disputados, empatando trs e sofrendo apenas uma derrota. Mas treino treino, jogo jogo! Voc acredita que nas quatro linhas na Copa do Mundo a Seleo far bonito e tem chances de trazer o Hexa para casa?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018