Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 04/01/2018

 
CRNICA DO DIA
Tamanho do texto: A A A A
CRNICA DO DIA
04/01/2018

Compartilhar:



 Projeto de Ano Novo

Quantas vezes foi dito e ouvido “Feliz ano novo!” “Feliz 2018!”?
Quantas vezes foi também repetido “Que o ano novo seja melhor do que o que passou!”?
E é este o desejo real, de cada um, que o ano que se inicia seja melhor, mais feliz, mais realizado, ou seja, transformador.
Sim, a transformação tem ligação estreita com a mudança que realiza, alegra, traz bons frutos e resultados satisfatórios.
Quem é que não inicia o ano cheio de reflexões sobre o ano anterior e cheio de ansiedade sobre o que está por vir? Variando de indivíduo para indivíduo, o sujeito é invadido por sensações positivas e negativas, que incluem entre outras, esperança, alegria, satisfação, tristeza, frustação, ansiedade, medo e até alívio.
Planos, projetos objetivos, sonhos... vão sendo idealizados e até visualizados, muitas vezes.
É interessante atuar plenamente para a realização dos projetos e objetivos sem permitir que as desculpas e os medos limitem as realizações. É interessante encontrar e criar alternativas para transformar em realidade tudo o que foi desejado e planejado.
É comum surgir a sensação da existência de um abismo entre o lugar em que se está e o lugar onde se quer chegar, ou seja, entre o início e a execução do projeto.
Comumente surge a sensação de que surgirão mais problemas que soluções e mais obstáculos do que facilidades. Neste momento, é interessante não se deixar dominar pelo medo e outras sensações limitantes, e sim lutar com garra pelos seus objetivos e esperanças.
Para alcançar as metas, pessoais ou profissionais, torna-se necessário desmascarar as falsas seguranças que os hábitos propiciam e sobre os quais se constrói a vida. É necessário transformar-se. Atenção! Urge fazer uma autoavaliação, antes de promover uma transformação, considerando alguns aspectos que nortearão as ações e decisões durante todo o ano, assim como estar consciente de onde se encontra no momento e para onde se quer ir. São importantes a autoavaliação e a identificação das próprias competências, qualidade, experiências e potencialidades, assim como dos pontos fracos a serem melhorados. Torna-se necessária a reflexão sobre as motivações e os valores importantes da vida de cada um. É necessário analisar, detalhadamente, o início, a possível evolução e o que precisa ser feito para alcançar o objetivo final, isto é, ter em mente, com clareza, quais serão as estratégias, os planos de ações, a execução e a forma de verificação dos resultados.
O projeto deve ser real, isto é, possível de ser alcançado, e ter um prazo de finalização, para que o compromisso seja assumido.
Treinar a autodisciplina é fundamental para que se evitem o domínio do medo e a autossabotagem.
O treino da flexibilidade é essencial para a compreensão das mudanças no trajeto e para manter a necessária resiliência – reação positiva às situações negativas –, visando a alcançar os objetivos desejados.

Sandra de Sousa Batista Abud
Psicóloga Clínica
sandrasbabud@hotmail.com

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2019