Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 16/01/2018

 
CRÔNICA DO DIA
Tamanho do texto: A A A A
CRNICA DO DIA
16/01/2018

Compartilhar:



 Bicentenário de Uberaba

Mário Salvador


Prefeito Paulo Piau criou uma comissão para cuidar das comemorações dos duzentos anos de Uberaba. A data especial que tem merecido os cuidados do Poder Executivo é oficialmente 2 de março de 2020. O dia e o mês foram retificados oficialmente por meio da Emenda Constitucional no 13 à Lei Orgânica do Município, em 1995.

Integram a comissão do bicentenário: Tharsis Bastos, coordenador; Antônio Carlos Marques, Fernando Hueb de Menezes e José Renato Gomes. Um dos trabalhos da equipe será envolver toda a comunidade, analisando e acatando ideias e também contando com ela na execução e avaliação desse projeto. Embora ainda não tenhamos notícia da verba que estará à disposição dessa equipe, haverá eventos alusivos à data a partir deste ano.

Sugestões pessoais para a Comissão seriam estudar a possibilidade de realizar um Concurso Literário de Contos e de Poesia comemorativo dos duzentos anos da cidade, com alcance nacional, e analisar também a possibilidade de artistas plásticos uberabenses pintarem sua idealização artística do início de Uberaba, após um estudo sobre o assunto. Seria interessante que todos os artistas pudessem participar dessa ideia. Como? Bem, o que não lhes falta é criatividade. Então, basta lançar-lhes o desafio. Essa ideia partiu da lembrança do quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.

Quando estive presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a instituição realizou vários concursos literários, com expressiva participação de contistas de várias cidades do Brasil. Alicerçado nesse fato, acredito que a cinquentenária ALTM possa ser valiosa parceira no projeto do bicentenário.
Entidades classistas também precisam ser envolvidas. Será uma oportunidade para a divisão de trabalhos e de gastos. Imagino nosso comércio promovendo a grande liquidação dos 200 anos. Uma liquidação de verdade, que possa atrair toda a região para apreciar o comércio de Uberaba e se interessar por voltar sempre aqui para aproveitar tudo de bom de nossa terrinha.

A poderosa ABCZ poderia fazer propaganda da cidade na mídia internacional, em sua divulgação da “Exposição no Bicentenário de Uberaba”. Aliás, a fama da cidade em noticiários por conta do gado e também dos dinossauros obriga a comissão a ter como parceiras as entidades que se ocupam desses assuntos que têm trazido turistas para cá. Esculturas feitas, por exemplo, de fibra de vidro, de bois e vacas, bem como de dinossauros, todas em tamanho real, decoradas por artistas locais, podem ser distribuídas pela cidade, em lugares públicos. Essa ideia é inspirada na CowParade, aquela famosa exposição de arte pública internacional que acontece nas principais cidades do mundo. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade.
Certamente empreendedores, artistas, entidades classistas, instituições de ensino em todos os níveis, políticos, enfim, todos os uberabenses que batalham pela cidade buscarão a comissão espontaneamente oferecendo sugestões a serem estudadas para o projeto do bicentenário, tanto no próprio campo de atuação quanto em qualquer outro setor, porque o que todos querem é projetar a cidade e, com ela, os uberabenses. Aguardamos o lançamento do projeto. E que, durante sua execução, como deve acontecer com qualquer projeto, ele possa ser reavaliado por diversas vezes e que termine por contemplar as expectativas de todos os uberabenses.

 







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018