Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
REGINALDO LEITE
Tamanho do texto: A A A A
REGINALDO LEITE
25/03/2017

Compartilhar:



  INICIANDO AS ATIVIDADES

Finalmente, o campeonato da maior categoria do esporte a motor está de volta. O maior e não necessariamente o melhor. É um campeonato de cara nova, pois um novo regulamento foi implantado e, a priori, para conter a mesmice de ver apenas uma equipe ganhando sempre. No caso, a equipe Mercedes.
Sonolência. A categoria vem sofrendo desse mal há muito tempo. De uns tempos para cá, sempre existe uma equipe que domina por um período.
Regras. Ainda na temporada de 2013, os cartolas mudaram o regulamento para conter o domínio da Red Bull que ganhou de 2010 a 2013. Ou seja, quatro campeonatos seguidos.

Esse novo regulamento passou a vigorar em 2014 e, depois disso, os alemães – Mercedes - nunca perderam um título. Pior, sempre ganharam com uma maioria assustadora.

Mandatária. Em 2014, perderam apenas três etapas para a Red Bull com Ricciardo e, em 2015, outras três para Vettel com uma Ferrari renascida.
Já em 2016, os alemães arrasaram. Deixaram de ganhar apenas duas etapas. Não ganharam na Espanha por um erro ou disputa de seus dois pilotos. O que brindou Verstappen com seu primeiro trunfo.

Marketing. Vale ressaltar que nesta etapa a equipe Red Bull usou uma tática que sacrificou Ricciardo para fazer de Verstappen vencedor. Essa manobra da equipe na Espanha marcou o início da carreira do jovem irlandês.

Sorriso. E ainda não vimos Ricciardo ganhar na Malásia. Porém, fazendo o papel de um relator, devo dizer que a equipe do Touro Vermelho prejudicou o australiano em Mônaco. Para não dizer que ela simplesmente tirou a vitória do piloto sósia do coringa.

Vergonhoso. A equipe do Touro realizou uma parada de boxes digna de uma equipe da GP 2 ou ainda algo como uma troca da F1 da década de 90 em uma Minardi.

No passado. Na década de oitenta, vimos a McLaren ganhar três anos seguidos: 84, 85 e 86. Posteriormente, venceu em 88, 89, 90 e 91. Nos anos de 92 e 93, vimos o domínio da histórica Williams FW17. A Williams ainda venceu em 96 e 97. No início de 2000, a equipe vermelha venceu quatro anos seguidos.
Receita. Para conter a Ferrari no começo dos anos 2000, os cartolas mudaram o regulamento assim como tinham feito com a FW17 na década passada. Essa mudança, feita quando só uma equipe vence, é antiga e quase sempre deu certo. No entanto, desta vez, aparentemente, não deu. Os alemães ainda estão com o melhor carro.

Errado. Na verdade, espero e torço para que esteja errado e que as Ferraris realmente estejam rápidas como demonstraram na pré-temporada. E também para que a Red Bull tenha escondido sua real velocidade e venha com tudo em 2017.

*Somente depois da bandeirada final em Melbourne, neste domingo, é que saberemos quem estava fingindo ser rápido e quem escondia o jogo.
Na TV. Quem não quiser acordar às 2h55 para assistir a classificação, o Sportv vai reprisá-la às 15h30, no sábado. Já a corrida ao vivo será às 2h da madrugada de domingo.

2 rodas. Também no domingo, o Mundial de Motos terá início no Catar. A programação vai começar às 11h55 com a corrida de Moto 3. A Moto 2 largará às 13h20 e a categoria rainha largará às 15h.

Uma ótima semana!

 







EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Os vereadores aprovaram em segundo turno, por 13 votos a um, o aumento do nmero de cadeiras para a prxima legislao, em 2021. Voc concorda com a proposta?




JM FORUM
Empresas do transporte coletivo solicitam aumento de cerca de 10% no valor da passagem, que pode chegar a R$ 4,17 em 2018. Na sua opinio, o que poderia justificar este aumento?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017