Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 20/01/2018

 
SOBRE RODAS
Tamanho do texto: A A A A
SOBRE RODAS
20/01/2018

Compartilhar:



 Veículos que voam, carros que não precisam de motorista, motos que procuram o dono, automóveis que se transformam em computadores, inteligência artificial auxiliando os humanos em decisões rápidas nas situações de emergência. Durante três dias, pessoas do mundo inteiro acompanharam as inovações mostradas na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES - Consumer Electronic Show 2018, que terminou no último dia 12, em Las Vegas (EUA). Outros assuntos também tomaram conta da superfeira como a mobilidade, transporte, energia, varejo e praticamente todas as áreas da economia estavam representadas nos milhares de metros quadrados de exposições, nas apresentações de keynotes, palestras e lançamentos durante o evento. Veja o que o Sobre Rodas preparou para vocês, leitores.

 

Toyota e-Pallete


Totalmente elétrico e autônomo, o e-Palette será um veículo adaptado para empresas que fazem entregas e carregam passageiros. A Toyota deve testar os e-Palettes em 2020, ano dos Jogos Olímpicos no Japão

 Droni Taxi Aéreo


O táxi aéreo acima é uma espécie de cruzamento entre um helicóptero e um drone. O consórcio formado pela Uber e Bell Helicopter pretende levar este tipo de serviço para todos com preço bastante acessível.

 Mercedes MBUX


A MBux é uma interface que consegue reconhecer o sistema de voz em 23 idiomas. Ela mantém diálogo com todos que estão dentro do carro

 MOTOROiD


A Yamaha MOTOROiD parece que saiu dos filmes de ficção. Ela só liga o motor quando o condutor coloca a cara em frente ao painel

MOTO FUTURISTA
A Yamaha levou para a CES 2018 a “MOTOROiD”, uma moto futurista, semiautônoma e elétrica movida a baterias de íon lítio que fornecerá energia para o propulsor. Além de tecnologia "by-wire" que elimina a necessidade de cabos e atua por eletrônica, ela mostrou também uma nova tecnologia que sempre estabiliza o veículo atuando constantemente no centro de gravidade para ajudar no equilíbrio do conjunto homem x máquina. Ela parece ter saído de um filme de ficção científica.

CARROS AUTÔNOMOS
Outra aposta são os carros autônomos, com vagões flexíveis que dirijam sozinhos e possam servir como transporte público, para levar mercadorias ou até como food trucks, nos projetos da Toyota.

FURGÃO AUTÔNOMO
Esta é demais. Pense numa loja ligeira que, acionada pela internet, vai até o cliente para que ele escolha que produto quer comprar. Tudo de forma autônoma, sem a necessidade de motorista. Esta é uma das propostas do conceito e-Palette apresentado pela Toyota. O veículo pode ser loja, delivery de comida ou até um quarto de hotel.

EXPERIÊNCIA
A Mercedes-Benz levou para Las Vegas o MBUX (Mercedes-Benz USer Experience), uma central multimídia inteligente que cria uma conexão emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros. Com inteligência artificial, ela indica as preferências e necessidades do cliente naquilo que esteja procurando.

DRONE TÁXI
A Uber também foi a Las Vegas e junto com a Bell Helicopter apresentaram a cabine de um táxi aéreo autônomo. Trata-se de um drone independente de passageiros, não de um helicóptero. A ideia é oferecer muito conforto em voos de curta duração com capacidade para cinco ocupantes. Ele já está em testes, mas ainda não tem data de lançamento.

CHINESES

Os chineses também foram para a CES 2018 e mostraram um carro autônomo elétrico, muito inteligente, chamado Byton. Ele é capaz de abrir as portas apenas com a expressão facial de seu dono. Além disso, o Byton tem uma tela gigantesca de 49 polegadas no painel para dar uma ideia do futuro do setor automotivo.

STARTUPS
A Aliança Renault/Nissan anunciou a criação de um fundo de capital de risco para investir em startups. Trata-se do desenvolvimento de uma tecnologia para acelerar a inteligência dos carros autônomos. Usando a inteligência artificial, a ideia é auxiliar os motoristas a tomar decisões rápidas em situações críticas de condução.

 

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018