Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
saIIde
Tamanho do texto: A A A A
SADE
18/02/2018

Compartilhar:



 Reprodução


Especialistas alertam sobre a importância de hábitos saudáveis para a prevenção de problemas renais graves

 

Diante da correria do dia a dia, os pais optam pela praticidade dos lanches rápidos e produtos industrializados na hora de montar a lancheira das crianças. Mas a facilidade dos alimentos e bebidas prontas esconde componentes que podem desencadear doenças na vida adulta. É o caso das doenças renais, que têm como principais causas o diabetes e a hipertensão arterial, ocasionadas pela obesidade e falta de hábitos saudáveis.

De acordo com Artur Wendhausen, nefropediatra da Fundação Pró-Rim, para evitar esses problemas de saúde, tanto na infância quanto na vida adulta, é importante oferecer opções saudáveis para o intervalo entre as aulas. “Está claro que hoje o consumo acentuado de sódio, a baixa ingestão de água e a falta de atividade física regular têm influenciado no metabolismo das crianças, causando o surgimento de alterações da função renal e problemas cardiovasculares. Salgadinhos e alimentos industrializados estão entre os principais vilões”, alerta o especialista.

A nutricionista Jyana Gomes Morais Campos salienta que elaborar um lanche mais saudável não é difícil, podendo ser mais barato e rápido. “É comprovado que uma alimentação saudável desde a infância pode prevenir o aparecimento de doenças renais. Basta ter um pouco de planejamento para montar um cardápio variado e saudável”, comenta a nutricionista.

Oferecer opções saudáveis na lancheira das crianças evita que elas caiam na tentação de comprar “besteiras” nas lanchonetes das escolas. O ideal, segundo ela, é evitar salgados fritos, sucos de caixinha, achocolatados, refrigerantes, bolachas recheadas e bolos prontos de pacotinho, que têm alto teor de açúcares, sódio e gordura.

Opte por frutas, tentando sempre variar o tipo. Sucos naturais ou integrais, não adoçados, são boas opções de líquidos. Bolo sem recheio e cobertura, bem como os sanduíches feitos em casa também são opções para variar o cardápio. Evite pastas e patês que levam maionese e prefira o queijo branco, manteiga ou requeijão no pão integral, por exemplo.







San Marco
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Apesar de a PMU descartar surto de meningite na cidade, h aumento significativo no nmero de casos. A vacinao a forma mais eficaz de preveno. Voc est com a imunizao em dia?







JM FORUM
Aps pedidos de moradores e vereadores, o albergue municipal vai se mudar do Boa Vista para a av. Orlando R. Cunha. Na sua opinio, a mudana positiva?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018