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SADE
15/10/2017

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 Divulgação

Sandra Nascimento indica levar água e toalha, escolher roupas confortáveis e deixar fora do horário da aula tudo o que possa tirar o foco do exercício

Conhecido como RPM, o ciclismo indoor ou programa de treinamento com bicicleta estática induz os praticantes a pedalarem ao ritmo de músicas inspiradoras, conseguindo o máximo de resultado com o mínimo de impacto. Segundo a personal trainer e professora Sandra Nascimento, a prática dessa modalidade melhora o aspecto de casca de laranja da celulite, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a regular o colesterol e a pressão arterial, além de prevenir diabetes e estimular o sistema respiratório.

Sandra Nascimento, que também é mestre em Educação Física e doutoranda em Educação, explica que o treino tem intervalos e passa por diferentes intensidades com diversos trechos, como subidas íngremes, tiros de velocidade, contrarrelógio, entre outros. Essa modalidade possibilita treinar tanto a capacidade aeróbica quanto a anaeróbia, através do ajuste de carga e do ritmo das pedaladas. “Muito giro, suor e uma incrível sensação de liberdade irão esculpir as pernas e o corpo de quem participa, bem como vão eliminar até 840 calorias por aula”, frisa. 

A personal trainer destaca que qualquer pessoa acima de 12 anos pode fazer RPM, sigla que vem da expressão em inglês “Raw Power in Motion”, que traduzida quer dizer “Força Bruta em Movimento”. Segundo Sandra Nascimento, a modalidade pode levar também ao emagrecimento, porque ajuda na redução das gorduras indesejadas, principalmente se for acompanhada por uma reeducação alimentar. “Devido à redução de gordura corporal total, os músculos se sobressaem mais. Três meses, em média, é o tempo necessário para que as mudanças sejam perceptíveis não apenas no corpo. A prática libera alta quantidade de endorfinas, proporcionando bem-estar, bom sono, respiração de qualidade e redução do estresse”, garante.

O RPM exige esforço físico, portanto, Sandra orienta que o ideal é ter pelo menos um dia de descanso entre uma aula e outra, intercalando com outros tipos de exercícios, sempre com a orientação de um professor. “Uma boa dica é levar uma garrafinha d’água, toalha, escolher roupas confortáveis e deixar fora do horário da aula tudo o que possa tirar o foco e atrapalhar os resultados. Os diferentes estímulos e estradas que o RPM percorre trazem melhorias ao sistema cardiorrespiratório, resistência muscular e coordenação motora”, completa a personal.

 







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