Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 23/07/2017

 
SADE
Tamanho do texto: A A A A
SADE
23/07/2017

Compartilhar:



 

Foto Sandro Neves


Messias Pereira Cardoso afirma que os hormônios femininos têm grande impacto na alteração do humor



Desânimo, irritabilidade, baixa autoestima, choro fácil, perda de energia nas atividades, dificuldades para dormir e de concentração, cansaço contínuo, diminuição do desejo sexual e desinteresse pelo bebê. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da depressão pós-parto, problema que afeta uma em cada quatro mulheres no Brasil, segundo pesquisa realizada em 2016 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Para o psiquiatra Messias Pereira Cardoso, muitos problemas emocionais são duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens. Do ponto de vista biológico, o médico afirma que os hormônios femininos têm grande impacto na alteração do humor. “As mulheres apresentam risco maior de depressão em períodos marcados pelas flutuações hormonais, tais como a puberdade, fase pré-menstrual, gestação, puerpério, amamentação, período após abortos ou tratamentos para fertilidade e perimenopausa (fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher)”, explica.

Messias Cardoso salienta que a gravidez não protege a mulher contra transtornos mentais. Por isso, os sintomas emocionais que surgem na gravidez, considerados normais por conta da oscilação hormonal, podem acabar sendo prejudiciais. “Em alguns casos, essas atitudes depressivas evoluem para pensamentos de morte. As causas estão associadas desde alterações de neurotransmissores cerebrais até causas sociais, profissionais e familiares”, indica. Neste sentido, Messias ressalta a necessidade de manter acompanhamento médico.

Por fim, o especialista afirma que quando mulheres em tratamento psiquiátrico resolvem engravidar ou estão grávidas, é necessário considerar os riscos e os benefícios do tratamento medicamentoso para que a gestação siga da forma mais segura possível.

 







San Marco - lateral
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
O Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho, mas a situao do Hemocentro em Uberaba est cada vez mais crtica, com baixos estoques. Voc um doador?






JM FORUM
Sob o comando de Tite, a Seleo Brasileira ganhou 17 dos 21 jogos disputados, empatando trs e sofrendo apenas uma derrota. Mas treino treino, jogo jogo! Voc acredita que nas quatro linhas na Copa do Mundo a Seleo far bonito e tem chances de trazer o Hexa para casa?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018