Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 31/12/2017

 
SAÚDE
Tamanho do texto: A A A A
SADE
31/12/2017

Compartilhar:



Foto/Jairo Chagas


Segundo Mariana Argente, é possível substituir ingredientes tradicionais da ceia por opções menos calóricas e com menor teor de açúcar e sal

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia mostra que apenas 8% dos entrevistados conseguem manter a dieta nesta época do ano. A nutróloga Mariana Argente destaca que, nesse estudo, 37% das pessoas assumiram sair completamente da rotina e 55% relataram que se permitiram sair da dieta, mas buscaram equilibrar os alimentos. “O segredo nas ceias não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas”, garante.

Mariana Argente considera ser possível preparar uma ceia saudável, substituindo ingredientes tradicionais por opções menos calóricas e com menor teor de açúcar e sal. Para isso, a indicação é optar por carnes brancas assadas. Já os pratos que levam tender e chester devem ser evitados por serem carnes processadas, ricas em sódio. “Outra dica é realizar refeições leves ao longo do dia e começar pela salada, rica em fibras, que auxilia na diminuição da absorção das gorduras e oferece saciedade”, orienta.

A especialista indica o uso de frutas secas e oleaginosas, como nozes e castanhas do Pará e de caju, que dão sensação de saciedade. “Frutas secas, como damasco, banana, maçã desidratada e caju também são alimentos ricos em fibras e fontes de antioxidantes”, afirma. Segundo Mariana, para a sobremesa, a dica é não exagerar na ingestão de açúcares para não transformar a energia que provém do carboidrato em gordura, a ser acumulada no organismo. 

Álcool. Na avaliação de Mariana Argente, o grande vilão é o álcool. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides no sangue. “Em consumidores regulares de grandes quantidades de álcool, a bebida pode apresentar efeitos tóxicos diretamente no músculo cardíaco (miocárdio). Por isso, o indicado é consumir álcool em pequenas quantidades e redobrar os cuidados com a hidratação”, argumenta.

A profissional reforça ainda que o ideal é intercalar um copo de vinho, por exemplo, com um de água. Para finalizar, a nutróloga destaca a importância de manter a rotina de atividade física nesses dias de festa.







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018