Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 26/11/2017

 
SAÚDE
Tamanho do texto: A A A A
SADE
26/11/2017

Compartilhar:



  Foto/Sandro Neves

Paulo Roberto Juliano Martins declara que a média mensal de doadores varia de 1.100 a 1.200 doadores, perfazendo quase duas mil transfusões

Apesar dos avanços da medicina ao longo das últimas décadas, substituir o sangue humano é algo que a ciência ainda não conseguiu fazer. Aqueles que precisam receber sangue para continuar a viver devem contar com a solidariedade de outra pessoa. Uma única bolsa de sangue consegue salvar quatro vidas. Os componentes do sangue humano são insubstituíveis, por isso é importante incentivar a doação.

Neste sábado celebrou-se o Dia Nacional do Doador de Sangue, que tem por objetivo a comemoração e conscientização da população sobre a importância da doação. Segundo o médico coordenador do Hemocentro Regional de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins, em Uberaba estão cadastrados mais de 60 mil doadores. “Temos uma média mensal que varia de 1.100 a 1.200 doadores, perfazendo em torno de duas mil transfusões, em média”, afirma. Números do Ministério da Saúde mostram que apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% doem. 
No fim de ano, o número de doações cai consideravelmente e, por isso, o médico faz um chamamento à comunidade. “Nós estamos com um estoque muito abaixo do normal e as datas comemorativas cairão em uma segunda-feira, como Natal e ano-novo. Por isso, pedimos que as pessoas de Uberaba e dos 27 municípios do Triângulo Sul doem antes de entrar de férias e planejar suas comemorações deste fim de ano, pois precisamos muito aumentar as bolsas de sangue”, conclama Paulo. 

Horários de atendimento. Em Uberaba, a unidade do Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas. No dia 13 de dezembro haverá a coleta noturna, das 18h às 21 horas. 

 







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018