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SAÚDE
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SADE
18/02/2018

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 Reprodução


Especialistas alertam sobre a importância de hábitos saudáveis para a prevenção de problemas renais graves

 

Diante da correria do dia a dia, os pais optam pela praticidade dos lanches rápidos e produtos industrializados na hora de montar a lancheira das crianças. Mas a facilidade dos alimentos e bebidas prontas esconde componentes que podem desencadear doenças na vida adulta. É o caso das doenças renais, que têm como principais causas o diabetes e a hipertensão arterial, ocasionadas pela obesidade e falta de hábitos saudáveis.

De acordo com Artur Wendhausen, nefropediatra da Fundação Pró-Rim, para evitar esses problemas de saúde, tanto na infância quanto na vida adulta, é importante oferecer opções saudáveis para o intervalo entre as aulas. “Está claro que hoje o consumo acentuado de sódio, a baixa ingestão de água e a falta de atividade física regular têm influenciado no metabolismo das crianças, causando o surgimento de alterações da função renal e problemas cardiovasculares. Salgadinhos e alimentos industrializados estão entre os principais vilões”, alerta o especialista.

A nutricionista Jyana Gomes Morais Campos salienta que elaborar um lanche mais saudável não é difícil, podendo ser mais barato e rápido. “É comprovado que uma alimentação saudável desde a infância pode prevenir o aparecimento de doenças renais. Basta ter um pouco de planejamento para montar um cardápio variado e saudável”, comenta a nutricionista.

Oferecer opções saudáveis na lancheira das crianças evita que elas caiam na tentação de comprar “besteiras” nas lanchonetes das escolas. O ideal, segundo ela, é evitar salgados fritos, sucos de caixinha, achocolatados, refrigerantes, bolachas recheadas e bolos prontos de pacotinho, que têm alto teor de açúcares, sódio e gordura.

Opte por frutas, tentando sempre variar o tipo. Sucos naturais ou integrais, não adoçados, são boas opções de líquidos. Bolo sem recheio e cobertura, bem como os sanduíches feitos em casa também são opções para variar o cardápio. Evite pastas e patês que levam maionese e prefira o queijo branco, manteiga ou requeijão no pão integral, por exemplo.







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