Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 05/11/2017

 
SAÚDE
Tamanho do texto: A A A A
SADE
05/11/2017

Compartilhar:



Foto/Divulgação

Danielle Mendes alerta para a necessidade do acompanhamento de um profissional que saiba fazer a avaliação adequada

As glândulas encarregadas de produzir os hormônios que controlam o metabolismo, a reprodução, o sono e o humor interagem entre si. Dessa forma, a nutróloga Danielle Mendes considera ser fundamental que os hormônios estejam em bons níveis para que cada um realize sua função, inclusive no que tange ao emagrecimento.

Dentre os hormônios que estão mais ligados à perda de peso, a nutróloga destaca a tiroxina, a testosterona, o hormônio do crescimento (GH), o cortisol e a irisina. Produzido pela tireoide, o primeiro hormônio pode levar ao ganho de peso quando em baixos níveis, que é o hipotireoidismo. “Tratando a tireoide e melhorando esses níveis, ocorre naturalmente a perda de peso”, explica. Ela acrescenta que bons níveis de testosterona podem ajudar a emagrecer, dependendo do paciente. 

Com relação ao GH, Danielle Mendes pontua a relação importante que o hormônio tem com a perda de gordura e o ganho de massa magra, assim como na regularização dos níveis de insulina. A especialista esclarece que o cortisol cataboliza quando está alto e, consequentemente, aumenta a gordura. Ao mantê-lo mais baixo, o ganho de massa magra e a perda da gordura são potencializados. A nutróloga afirma, ainda, que a quantidade de irisina aumenta de forma considerável com a prática de exercício e tem papel fundamental na perda de gordura, bem como no aumento da massa muscular.

Na avaliação de Danielle Mendes, não são os hormônios em si que emagrecem, mas sim a quantidade ideal de cada um deles no organismo, de maneira individualizada, e a harmonia entre eles. Por isso, ela ressalta a importância do acompanhamento de um profissional que saiba fazer a avaliação de forma adequada.

 

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018