Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 03/09/2017

 
SAÚDE
Tamanho do texto: A A A A
SADE
03/09/2017

Compartilhar:



  

Sandro Neves


Messias Pereira Cardoso explica que o transtorno de ansiedade aparece na forma de preocupações excessivas e tensão

 

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Estima-se que 9,3% dos brasileiros são portadores desse transtorno, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ansiedade já se tornou estrutural no brasileiro e seu excesso pode se transformar em um transtorno, prejudicando o dia a dia da pessoa, segundo análise do psiquiatra Messias Pereira Cardoso.

De acordo com Messias, essa é uma das patologias psiquiátricas mais comuns. “O transtorno de ansiedade aparece na forma de preocupações excessivas, tensão, irritabilidade, pensamentos constantes no futuro, medos específicos ou generalizados”, explica, alertando para a possibilidade de sua manifestação com sintomas físicos, como dores de cabeça, no corpo, palpitações, suor exagerado, dores abdominais e o hábito de roer de unhas.


O especialista destaca o transtorno de pânico, ansiedade generalizada (TAG), agorafobia, fobia social e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) como os principais exemplos da doença. Como forma de canalizar essa energia interna, muitos recorrem a hábitos nocivos, que se tornam vícios, como tabagismo, etilismo e o ato de descontar a ansiedade na alimentação. 

Messias argumenta que a vida saudável é ferramenta de combate à ansiedade. “Visando o controle interno, devemos manter uma rotina de trabalho sem exageros, bem como criar um tempo para a família, para a prática de atividades sociais, extralaborais e físicas”, pondera.

Se o sofrimento persistir, ele pontua a existência de várias possibilidades de tratamentos disponíveis atualmente, como a psicoterapia e psicofarmacologia, com o uso de medicações seguras e alta eficácia no controle desse mal-estar. “Não deixe esse problema piorar, procure a ajuda de um especialista”, orienta.

 

 







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018