Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 21/02/2014

 
FALANDO SRIO
Tamanho do texto: A A A A
FALANDO SRIO
21/02/2014
Wellington Cardoso Ramos - wellingtoncardoso@terra.com.br

Compartilhar:



 Pode ser
Não será surpresa se Anderson Adauto, hoje no PRB, mudar seus planos e, ao invés da Câmara Federal, disputar cadeira na Assembleia Legislativa. A possibilidade foi sinalizada por ele em conversa com amigos uberabenses. Nos planos do ex-prefeito estaria também o retorno ao PMDB, o que, contudo, dependeria do resultado das eleições parlamentares deste ano.

 Fraude
Chegariam a R$36 milhões os prejuízos acarretados em Uberaba por dois empresários e mais de uma dezena de “laranjas”, segundo denúncia do Ministério Público, com base em investigações realizadas aqui e em Uberlândia. Contra eles a Receita Estadual lavrou 18 autuações por sonegação de ICMS. Processo contra os acusados correrá na 2ª Vara Criminal de Uberaba.

 Falta de chuvas assusta
Produtores rurais de todo o Triângulo e Alto Paranaíba estão em polvorosa devido à falta de chuvas. Em Uberaba não é diferente. Relatórios do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que o município viveu em janeiro de 2014 a pior precipitação pluviométrica média da última década. Foram apenas 173mm (65mm em algumas localidades) em quatorze dias contra 381mm em anos anteriores.

 Safra menor
A queda na produção será inevitável, o que significará produtos mais caros para o consumidor, além de outras consequências no campo e na economia do município. As perdas estimadas por técnicos da Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural variam de 10% (na produção de leite) a 35% (soja). Na horticultura a redução foi de 40%, mesmo nas áreas com irrigação.

 Só atenuar
A situação de perdas é irreversível, mas chuvas regulares poderiam evitar o agravamento do quadro, ainda que, em algumas culturas, a qualidade dos produtos já esteja comprometida – dizem os técnicos.

 Tem razão
Razão assiste ao vereador Luiz Dutra que pleiteia a reestruturação da Polícia Civil com a criação de novo batalhão da PM, pois a turma não dá conta nem da demanda atual, por mais que se esforce.

 Avaliação de estudantes
Definidas as normas de avaliação da aprendizagem dos alunos nas escolas municipais. Instrução detalhada está assinada pela secretária Silvana Elias e será veiculada na edição do Porta-Voz desta sexta-feira. Diz o instrumento, por exemplo, que o desempenho dos estudantes será classificado em cinco diferentes níveis, do “avançado” (entre 90% e 100% no domínio dos conteúdos, competências e habilidades) ao “muito crítico” (abaixo de 40%).

 Denominação
Embora conhecida nacionalmente como Universidade de Uberaba, a Uniube deveria se transformar em “Universidade dr. Mário Palmério” – sugere o vereador Samir Cecílio.

 Relógio
Outra de Samir. Ele cobra o conserto do relógio da praça Jorge Frange, alvo de doações com esse objetivo na administração passada, sem que o dinheiro fosse usado para isso.

 Não à reprimenda
A Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil não quer que a UFTM aplique aos estudantes e suas manifestações nem mesmo “reprimendas legais” – como afirma em carta aberta. Para a Fasubra, a “adoção de reprimendas legais aos estudantes se constitui numa prática que fere o espírito democrático”.

 Redução da maioridade penal

Com a omissão dos simpatizantes da proposta e militantes dos direitos humanos lotando o auditório da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, foi derrubado por 11 votos a oito o projeto que reduziria a maioridade penal de 18 para 16, em casos de crimes hediondos. Votaram contra cinco senadores do PT, dois do PMDB e um do Psol, do PSDB, do PCdoB e do PSB. De quebra, o autor da PEC, senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) ainda foi chamado de fascista. É!

 Misterioso
Como resposta, o reitor Marcelo Palmério apenas exibe sorriso enigmático diante da pergunta sobre o significado da aliança que está usando na mão esquerda.

 Greve
A Fasubra vai tentar parar a UFTM e demais instituições de ensino superior federal no dia 17 de março. A declaração de greve já está formalizada pela federação.

 Divulgação atrasada
Depois de retardar em mais de um mês a divulgação dos índices de criminalidade registrados em Minas, em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Defesa Social não cumpriu até agora o que prometeu em 10 de fevereiro: disponibilizar na internet até o dia 15 dos números referentes ao mês anterior. A estatística de janeiro ainda não é conhecida. Os dados de 2013 também desapareceram do seu site, ficando apenas os de dezembro, desastrosos em Uberaba.

 Foram longe
Fraude contra o ICMS, de que são acusados dois empresários uberabenses, teria chegado pelo mesmo grupo também ao Rio de Janeiro, segundo investigações conduzidas pelo Ministério Público.

"Pior do que achar normal ser errado é considerar
burrice ser correto.”

(Edgar Allan Poe)







San Marco - 13jul
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc acredita que o problema de emisso de Carteiras de Trabalho ser resolvido com o apoio do Sine Municipal, que passar a emitir o documento possivelmente ainda neste ano?




JM FORUM
Diante do crescente nmero de moradores de rua e com o fechamento do albergue municipal, a Seds lana nova etapa de poltica de resgate. Na sua opinio, como a situao de rua pode ser revertida em Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018