Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 03/01/2018

 
FALANDO SRIO
Tamanho do texto: A A A A
FALANDO SRIO
03/01/2018
Wellington Cardoso Ramos - wellingtoncardoso@terra.com.br

Compartilhar:



 Acorrentada
A porta de acesso à Câmara de Vereadores de Campo Florido está trancada com corrente e cadeado no desdobramento das divergências internas.

Rachado
O Legislativo está rachado. Até domingo pela manhã, o presidente Sebastião Arlindo tinha três colegas no seu grupo contra quatro do vice Paulo Antônio.

Tiro certo
No último dia do ano, em sessão extraordinária, com os cinco adversários ausentes, um deles, Pedro Galante, foi acusado de vender seu voto ao então vice-presidente.

Vapt-vupt
Denúncia foi formalizada por grupo de partidos e levada imediatamente a plenário, o que provocou a suspensão de Galante e a convocação de sua suplente.

Reeleito
Com isso, em questão de minutos, o presidente Sebastião passou a ter maioria (5x4, invertendo o placar) e se reelegeu para 2018.

Revolta
Revoltados, os seus adversários invadiram a Câmara no feriado, com a ajuda de dois servidores, mexeram em papéis e trancaram a porta com corrente e cadeado.

Consequências
A invasão foi registrada em boletim de ocorrência, que resultará em denúncia criminal, diz o advogado Geovane Oliveira, e os dois servidores responderão a PAD.

Transferido
Condenado a 15 anos de prisão, o padre Fabiano Gonzaga, de 29 anos, foi transferido do presídio de Caldas Novas para o de Araxá.

Atuando
O padre que com ele passava férias em Caldas Novas por ocasião da denúncia contra Fabiano foi afastado de Uberaba, mas está atuando em outra cidade.

Estrago
Temporal da semana passada causou muitos prejuízos à CBTC com a troca de modem em dezenas de residências.

Férias atrasadas
O segundo semestre de 2017 para os estudantes da UFTM será encerrado somente no dia 13 e os exames finais serão no dia 23. Férias, somente depois disso.

Segurança
Ano-novo chega com a sinalização de menos violência, se mantida a tendência dos últimos meses em Uberaba.

Queda
De junho a outubro, todos os índices foram menores que os do período entre janeiro a maio, com quedas de até 30% na comparação entre os meses.

Curva
As ocorrências de crimes violentos (assassinatos, estupros, roubos) saíram de 370, em fevereiro, para 209 em setembro, com ligeiro crescimento em outubro (227).

Região
A queda da criminalista ocorreu em toda a área do 5º Comando Regional da PM, despencando de 486 crimes violentos, também em fevereiro, para 309 em outubro.

Roubos
Em Uberaba houve considerável redução dos roubos (assalto à mão armada): de 350 em fevereiro (maior incidência) para 188 em setembro e 209 em outubro.

Trauma
Apesar dos números, o que mais chocou a comunidade uberabense no ano passado foram a invasão de cidade por três dezenas de assaltantes e o roubo à Rodoban.

Mudanças
Janeiro chega com os índices em baixa e alterações nos comandos do 4º e 67º Batalhões por promoção (Waldimir) e transferência para a reserva (Freitas).

Aguardando
As datas das passagens de comandos não estavam definidas até a tarde passada.

Ano ruim
Para a Polícia Civil, em particular, 2017 foi marcado por prisões de dezenas de seus integrantes no Triângulo Mineiro, sob acusação de corrupção.

Rodoviária
Também a Polícia Rodoviária Federal na região sofreu o golpe da prisão de alguns dos seus, igualmente acusados de corrupção.

Blefe
Entre os blefes do ano esteve o de que a Receita Federal fecharia sua delegacia em Uberaba.

Prejuízos
A estrutura bancada pelo contribuinte permanece, mas, no ano passado, a Universidade Federal de Uberlândia perdeu 40% dos seus alunos, por desistência.

Em casa
Recuperando-se do princípio de infarto que o levou a ser internado, o advogado Rondon Fernandes já está em casa.

Cursinhos
A UFTM e o IFTM poderão oferecer cursinhos presidenciais ou a distância para estudantes pobres.

Quase lá
É o que prevê projeto em tramitação na Câmara Federal e que precisa passar por mais duas comissões para ser considerado aprovado e ir ao Senado.

Desequilíbrio
Permissão será para todas as escolas superiores federais e visa reduzir o desequilíbrio entre os estudantes da escola pública do ensino médio e os das particulares.

Concurso
Deflagração do concurso da Guarda Municipal dependendo agora do fim do recesso no Legislativo.

Carga horária
Entre as alterações na legislação que rege a GM estão a carga horária semanal que passa de 30h para 40h, com diferença salarial correspondente à jornada maior.

É gozação?
Site do Senado diz que a segurança pública mereceu atenção especial da Casa em 2017.

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018