Publicidade
Rádio JM
Canais Facebook Twitter RSS
Estúdio ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
FALANDO SÉRIOInferno
Tamanho do texto: A A A A
FALANDO SÉRIO
23/04/2014
Wellington Cardoso Ramos - wellingtoncardoso@terra.com.br

Compartilhar:


OUTRAS COLUNAS



Denúncia
Acusados do furto de bens avaliados em R$7,8 mil em residência da rua padre Ângelo Pozzani, na Cidade Nova, Edmar Gonçalves da Costa Júnior e Eduardo Soares Silva foram denunciados criminalmente pelo promotor Laércio Conceição ao juiz Ricardo Motta. A dupla foi flagrada pela PM quando deixava o imóvel invadido, por volta de 11h, do dia 31 de março deste ano.

Devagar
Mais da metade dos uberabenses com a obrigação de fazer declaração de rendimentos à Receita Federal ainda não a cumpriu. Último balanço feito pela Delegacia Regional de Uberaba mostra que apenas 23 mil declarações das esperadas 51 mil foram formalizadas, restando apenas oito dias para o encerramento do prazo. Na região foram 54 mil de 112 mil declarações esperadas.

Intimação de médicos e dentistas
Até ontem, cem médicos, dentistas e outros profissionais da Saúde haviam sido intimados para apresentar esclarecimentos à Receita Federal, na operação voltada para a identificação de sonegadores. Inicialmente, a RF quer saber se eles confirmam ter prestado o serviço que levou à dedução de despesas declaradas por terceiros.

Simples sonegação ou crime
Se disserem “sim”, poderá estar configurada a própria sonegação de informações por parte dos consultados. Nesse caso, o sonegador paga o que deve ao “leão”, com os encargos decorrentes. O “não” colocará sob suspeita da prática de crime o declarante que se beneficiou da dedução. É o tradicional “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Uma das partes pagará a conta do erro.

Mea-culpa
Uns poucos profissionais intimados já admitiram a culpa (sonegação).

Outros virão
As notificações não ficarão restritas aos lotes de cem contribuintes.

Condenada por falso testemunho
Acusada de fazer falsas acusações contra político para levar vantagem e até contra o promotor de Justiça de Conceição das Alagoas, Francisca da Cruz Soares de Abreu, residente naquela cidade, foi condenada pela Justiça Federal/Uberaba a cinco anos e cinco meses de prisão. O promotor chegou a ser investigado pela corregedoria do MP. Francisca tem antecedentes criminais por estelionato. Pena será cumprida no presídio de Conceição.

De olho nas construções
Todas as pessoas que construíram ou ampliaram imóveis clandestinamente estão sujeitas a notificação para um acerto de contas com a Previdência Social pelo não-recolhimento de contribuições. É que a Receita Federal recorreu também aos arquivos do geoprocessamento feito pela Prefeitura na administração Anderson para identificar a irregularidade. Operação do gênero ocorre em todo o país.

Duplicidade
Os dados requeridos à Prefeitura serão confrontados com outros, pois a matrícula do imóvel para recolhimento previdenciário pode ter sido feita em duplicidade e uma delas ainda estar em aberto. A checagem de informações é um trabalho demorado.

Os maiores
Diante do volume de irregularidades mostradas pelo geoprocessamento, a RF está se concentrado inicialmente nas grandes obras, explica o delegado-adjunto Sizenando Ferreira. Na Prefeitura, o IPTU correspondente já é lançado desde 2011.

Cascando fogo
Se nada mudar até lá, o vereador Borjão criticará na sessão de hoje da Câmara a forma como vem sendo abordada a substituição dos nomes de pessoas identificadas com o regime militar dados a prédios públicos. Fica parecendo que todos os que participaram daquele período são criminosos, torturadores e corruptos – analisa Borjão, expondo que, entre os que pregam a mudança sob esse enfoque estão defensores de “mensaleiros” e de outros políticos corruptos do presente. “A gatunagem e a tortura não devem ser admitidas em época alguma” – sentencia.

Autoria
E quando o assunto é político corrupto ou incompetente ter renovados os seus poderes, o ministro do STF e do TSE Marco Aurélio Mello põe o dedo na ferida. Segundo ele, “a sociedade não é vítima, é autora”, pois os recoloca nos cargos.

Roubo de cargas
No ano passado, o Brasil registrou 15,23 mil roubos de cargas de caminhões, alguns deles na região de Uberaba. Um aumento de quase mil ocorrências em relação a 2012, estimulado por legislação branda e impunidade, segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Carga, que está defendendo punição mais rigorosa para os receptores (alguns deles donos de estabelecimentos comerciais). De São Paulo vem o caso emblemático da impunidade: um receptador já foi preso 32 vezes pelo mesmo crime, mas, sem julgamento, sempre é solto com o pagamento de fiança.

Na fila
O maior clássico do futebol triangulino entre cidades poderá ser reeditado no ano que vem. Caso consiga deixar a terceira divisão, ainda a ser disputada nesta temporada, o USC encontrará na segunda o Uberlândia, que fracassou de forma melancólica na tentativa de subir para a 1ª divisão, perdendo a vaga na última rodada da Segundona ao perder para o Montes Claros.

“Os que sonham de dia são conscientes de muitas
coisas que escapam aos que sonham somente à noite.”
(Edgar Allan Poe)
 







Banner blog mais bella
Banner Giovanna Prata lateral superior
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Você acha que a Guarda Municipal de Uberaba deveria ser armada para auxiliar na segurança pública?




JM FORUM
Você acha que a presidenta Dilma Roussef tem condições de recuperar o prestígio até o dia das eleições. O que você acha que ela deveria fazer?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2014
CMIDIA