Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 27/01/2018

 
ALTERNATIVA
Tamanho do texto: A A A A
ALTERNATIVA
27/01/2018

Compartilhar:




Depois de 34 anos, um Irmão Marista volta à direção do Colégio Marista Diocesano em Uberaba. Trata-se do Irmão José Augusto Alves, que tomará posse no dia 1º de fevereiro. Mineiro de Lagamar, Ir. José Augusto Alves ingressou no Instituto Marista em 1964 e atualmente vinha atuando como gestor da Escola Marista Sagrado Coração, em Fortaleza.


Tudo ou nada
Prefeito Paulo Piau não vai desistir da ideia de fazer o terceiro cemitério de Uberaba na Fazenda Caçu. É o que garante o secretário municipal de Planejamento e Obras, Nagib Facury. Não existe plano B nesse caso, até porque essa área foi considerada a melhor dentre as opções analisadas por critérios técnicos.

Tem laudo
Ainda segundo o secretário Nagib Facury, há laudos de sondagens feitas na área escolhida pelo prefeito para localização do cemitério-parque. O primeiro laudo foi feito em outubro, assim que a área foi definida. E outro ficou pronto agora, porque teria de ser feito na época das águas. Uma terceira sondagem será feita no final de março, quando termina o período chuvoso.

Medição aprovada
As sondagens feitas recentemente na área do Caçu provaram que a área escolhida atende aos requisitos legais para licenciamento ambiental do imóvel para a destinação que o Município pretende dar a ele – afiança o secretário Nagib Facury. Em outubro, as sondagens no terreno mostraram que nem havia indícios de lençol freático nas perfurações a 5 metros de profundidade. Na segunda medição, apenas um furo chegou no lençol a 3 metros e 40 centímetros, enquanto os demais ficaram todos acima de 5 metros.

4 - Prova dos 9
- Ainda de acordo com Nagib Facury, essas sondagens comprovam que a área do Caçu é plenamente viável para sediar um cemitério, sem risco de contaminação do lençol freático.

A caminho - Os dois trabalhos técnicos que estão prontos serão encaminhados semana que vem ao promotor Carlos Valera, que esta semana oficiou o prefeito Paulo Piau para apresentá-los no prazo de 10 dias.

Corda no pescoço
Na verdade, o prefeito Paulo Piau está com a corda no pescoço em relação ao cemitério de Uberaba. De um lado, tem de fechar o Candongas este ano e remover as sepulturas para outro lugar, por determinação do Ministério Público. O prazo, neste caso, está se esgotando. De outro lado, o São João Batista está superlotado. Não pode mais “cozinhar o galo”, sob pena de não ter onde enterrar os mortos daqui pra frente ou passar o constrangimento de ser obrigado a enterrá-los em Uberlândia.

Briga boa
Não será surpresa alguma se tão logo seja publicado o edital de licitação para exploração do cemitério-parque o assunto vier a desaguar no Judiciário, com tendência a processo demorado. Os interessados na concessão do campo santo estão só esperando a publicação para contestá-la judicialmente.

Pente fino
Loteadores em atraso com entrega dos respectivos loteamentos que se preparem. Prefeitura e Ministério Público vão agir juntos para exigir a conclusão do serviço de imediato. Esses loteadores serão chamados para negociação de um novo prazo para conclusão dos trabalhos, e deverão firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), obrigando-se a cumpri-lo. Há casos de loteamentos que estão totalmente irregulares e outros onde faltam poucos ajustes como construção de meio-fio, por exemplo. Mas em ambos os serviços estão sendo postergados e agora terão prazo para conclusão, sob pena de não ser concedido mais nenhum alvará de construção aos adquirentes de lotes.

Passinho lento

Ainda não foi assinado o contrato entre o Município e a construtora colocada em 4º lugar para alavancar o reinício das obras da travessia urbana próxima ao antigo clube Cascata, na BR-050.

Negociação
Por falar na obra de travessia urbana, a licitação foi composta por dois lotes de obras, ambos vencidos pela Integral Engenharia. No final do ano passado a Integral abandonou o canteiro, sem concluir o serviço. Pois bem. Um lote será assumido pela 4ª colocada no certame, diante da desistência das duas outras melhor colocadas. Já o segundo lote poderá recair sobre a construtora colocada em 2º lugar nessa licitação. Negociações estão em andamento, porque o Município quer fazer adequações no projeto para incluir obra de drenagem no Jardim Maracanã e passarela de pedestres para beneficiar moradores do Jd Copacabana e Marajó.

Temperatura máxima
Clima não anda nada bom entre o secretário executivo da Amvale, Vicentinho Araújo, e o presidente da associação, prefeito Ruy Ramos, de Pirajuba. Para o executivo, a chapa está quente, segundo comentários de bastidores...

Posse

Empresário José Peixoto toma posse segunda-feira para comandar a ACIU por mais dois anos. Solenidade está marcada para as 20h, no salão nobre da associação.

 







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018