Presidente Fulvio Ferreira é o grande anfitrião desta noite de festa em torno dos homenageados pela CDL/Uberaba com o Mérito Lojista 2016. Paletó e gravata para o evento que começa às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ – foto L.Adolfo
Lavando a alma
Audiência pública para discutir sobre o futuro do Calçadão da Artur Machado foi uma catarse para os comerciantes da região central. Eles rasgaram o verbo nas queixas contra falta de fiscalização no Calçadão, reclamaram a ausência de estacionamento rotativo no centro, criticaram a falta de apoio da Prefeitura ao projeto de decoração de Natal e por aí foram as lamentações. Um queixume danado. Até o BRT foi incluído no rol das reclamações.
Open Mall
O presidente do CentroForte, Fábio Lacerda, aproveitou a audiência pública na Câmara Municipal para apresentar o projeto que objetiva transformar a Artur Machado num shopping a céu aberto. Por sua vez, o vereador Kaká Carneiro, idealizador da audiência pública, sugeriu o prazo de 12 meses para a revitalização do local, tanto para a Prefeitura implementar as obras de infraestrutura quanto para os lojistas adequarem seus imóveis. Tomara que desta vez dê certo e a Artur Machado recupere seu prestígio comercial com o shopping a céu aberto.
Desvantagem
Durante a audiência pública de quinta-feira, o chefe de Posturas da Prefeitura também expôs as dificuldades para a fiscalização do Calçadão. Segundo Renê Inácio, é real a possibilidade de confronto entre ambulantes e fiscais. “Temos que tomar cuidado nestas ações. Sozinhos não conseguimos agir. E, além de tudo, precisamos de suporte para garantir nossa integridade física. Sem apoio é impossível”, disse Renê. Vale lembrar que recentemente os fiscais tentaram agir no Calçadão, mas foram impedidos por ação de vereador, solidário com os ambulantes...
Mais uma – Mais uma ação judicial eleitoral contra o prefeito Paulo Piau foi julgada improcedente. Desta vez, no caso da publicação de pesquisa pelo Jornal de Uberaba, com consequente distribuição de exemplares de cortesia. Na sentença, o juiz Habib Jabour foi categórico: “Seria temeridade reconhecer como abusiva a distribuição pelo Jornal de Uberaba, como cortesia, de 60 exemplares da edição na qual foi publicada a pesquisa indicando que Paulo Piau venceria no primeiro turno. A quantidade ínfima de exemplares e o preço total deles, R$ 150,00, não permitem reconhecer utilização excessiva de recursos financeiros ou patrimoniais, buscando beneficiar determinado candidato, afetando a normalidade e a legitimidade das eleições”.
Abusos – O que mais lamento é ver a forma como o Judiciário foi usado e abusado na campanha eleitoral deste ano, recebendo uma avalanche de processos, muitos dos quais sem qualquer consistência e, com isso, atrapalhando o andamento de outros feitos com objetivos sérios.
Compasso de espera
Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do primeiro mandato do prefeito Paulo Piau, é praticamente certo que os aprovados no concurso público realizado pela PMU terão de esperar janeiro para a convocação. O caso mais delicado é o da Saúde, devido ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público para pôr fim às contratações temporárias. Secretária municipal de Administração, Eclair Gonçalves já esteve com o promotor de Justiça João Davina, tentando dilatar o prazo para as nomeações dos concursados da Saúde até janeiro.
Transição complicada
Segundo a secretária Eclair Gonçalves, dois são os obstáculos principais à convocação dos concursados neste fim ano. O primeiro refere-se à dificuldade de treinamento dos novatos para início das atividades, numa época como essa, de fim de governo. O segundo, o próprio fechamento do exercício, para a conclusão do primeiro mandato de Paulo Piau. O mais sensato, segundo ela, é começar ano novo com vida nova. Primeiro serão chamados os aprovados nas áreas de Saúde e Educação. Os outros serão convocados na sequência, gradualmente.
Fechando o cerco – Dentre as explicações para o volume elevado de punições disciplinares e dispensas de contratados pelo Município está o “corpo mole”. Consta que o cidadão é contratado, assume o cargo, e em seguida apresenta atestado médico para afastamento do serviço. Quando a “doença” é checada pelo Município, descobre-se que o cidadão está saudável e trabalhando em outro lugar. Malandragem pura...
Tempo de festa
O Shopping Uberaba não para! As lojas estão preparadíssimas para oferecer as melhores opções de presentes neste Natal e com novidades chegando a toda hora, como a loja Jorge Bischoff e outras a caminho. Enquanto isso, pais e filhos se encantam com a decoração que neste ano destaca o tema Viva uma Aventura de Natal no Safári do Papai Noel. Quem já viu o gorila na Entrada B? É um dos animais gigantes que fazem parte da decoração espalhada pelo centro de compras.