Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 12/01/2018

 
ALTERNATIVA
Tamanho do texto: A A A A
ALTERNATIVA
12/01/2018

Compartilhar:




Incêndio nas dependências do Sírio Libanês, na tarde passada, foi apenas mais um capítulo na trágica história daquele que já foi um dos mais importantes clubes sociais de Uberaba; dá uma tristeza danada ver o estado de abandono em que se encontra, com mato crescendo descontroladamente, piscinas eternamente sujas, salões transformados em dormitórios por usuários de drogas e mendigos

Outra visão

“Não houve aumento real no valor do IPTU 2018. O reajuste de 1,95% foi menor do que a inflação oficial de 2,95%”, reagiu o prefeito Paulo Piau aos cálculos apresentados através desta coluna pelo ex-presidente da Aciu, Flamarion Batista Leite, na edição de ontem. Segundo Flamarion, ao reduzir de 20% para 15% o desconto para pagamento à vista e ainda aplicar o reajuste de 1,95% sobre os valores de 2017, o IPTU teve um aumento real quase três vezes maior que a inflação oficial do ano passado. Isso para quem pretende pagar o imposto de uma só vez.

Liberalidade apenas
Por outro lado, o prefeito Paulo Piau ressalta que a prerrogativa de conceder ou não desconto para pagamento à vista do imposto não traduz uma obrigatoriedade do Poder Público. “Desconto é concessão e não direito. Desconto não é obrigatório, caso contrário não seria desconto. Quando há a concessão de desconto, ela é feita dentro das possibilidades do concedente.” O certo é que o contribuinte vai pagar a conta da pindaíba dos cofres do município com esse IPTU mais caro em 2018.

Três opções

O prefeito frisou, ainda, que “em Uberaba os descontos são aplicados em três oportunidades para pagamento à vista, sendo 15% em janeiro, 10% em fevereiro e 5% até março, algo inédito nas médias e grandes cidades do país”. E mais: Piau reforça que “todas as regras do IPTU, ao contrário do afirmado, foram devidamente publicadas em decreto”, inclusive o percentual de desconto para pagamento à vista. O pagamento parcelado não terá desconto algum, só reajuste de 1,95%.

Muito caro - Por falar em impostos, o IPVA 2018 veio “com tudo” em relação a 2017. Além do reajuste extorsivo de valores – especialmente para motocicletas – o desconto para pagamento à vista foi fixado em meros 3%. Para um estado “quebrado” como Minas Gerais, era de se esperar um desconto atraente para reforço imediato do caixa oficial...

Mão de ferro - Depois de ter conseguido comprar combustível mais barato que o preço ao consumidor praticado na cidade, o Codau continua com mão de ferro nas suas compras. O quilo do hidróxido de cálcio usado no tratamento da água saiu mais barato do que há cinco anos. Embora o fornecedor seja o mesmo, o preço baixou de R$0,76 (em 2012) para R$0,38 agora.

Drenagem já
Não dá para entender por que razão Uberaba está registrando enchentes em bairros altos, como o Boa Vista, na primeira semana do ano. A força das águas foi tanta que causou prejuízos diversos a estabelecimentos comerciais e residências na região vizinha ao Cyrela. Moradores entendem que está faltando melhorar a drenagem das águas pluviais nos bairros, assim como limpeza de bueiros.

Mais uma
A propósito, leitor desta coluna está pleiteando a construção de galeria de água pluvial e bueiros na avenida Anchieta, no Jardim Espírito Santo. Argumenta que os moradores vêm sofrendo ao longo dos anos com o período chuvoso, pois a força das águas das enxurradas tem danificado o pavimento asfáltico e, consequentemente, dificultado a tráfego de veículos.

Suplício
Quem conhece bem o tagarela ex-executivo da JBS Ricardo Saud avalia que deve ter sido um verdadeiro suplício para ele se manter calado o tempo todo em que foi inquirido em audiência judicial, quarta-feira. Processo trata do favorecimento de grupo econômico pelo presidente Michel Temer. Saud entrou mudo e saiu calado.

Xeque-mate

Apoio do PR ao governo Paulo Piau dependerá de assento destinado ao partido no primeiro escalão. Secretaria de Governo é a nova bola da vez, já que a pasta dos Serviços Urbanos não decolou. Prefeito e o deputado federal Aelton Freitas estão conversando sobre o assunto, mas, segundo consta, ainda não chegaram a um denominador comum. O PR quer porque quer contemplar o polêmico ex-vereador Edmilson Doidão com cadeira no Legislativo, já que secretaria municipal seria difícil de fazer o nome dele emplacar.

Livre do paredão
Controladoria Geral do Município absolveu diretora de escola que respondia a processo motivado por denúncia anônima dando conta da prática de atos controversos no desempenho de suas funções. Decisão foi publicada esta semana no Porta-Voz, mas chegou tarde, pois a acusada não ocupa mais o cargo, que era comissionado.







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018