Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 01/02/2018

 
ALTERNATIVA
Tamanho do texto: A A A A
ALTERNATIVA
01/02/2018

Compartilhar:




Para reduzir as filas e as reclamações dos eleitores, por que a Justiça Eleitoral não cria postos alternativos para o cadastramento biométrico? Olha se é possível manter o esquema atual? Quem se anima a enfrentar essas filas, debaixo de sol e chuva, lá no Fórum Melo Viana? Francamente
 
Peso político em perigo

Apesar das campanhas de alerta sobre a necessidade de cadastramento biométrico, centenas de eleitores de Uberaba ainda não atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Extraoficialmente fala-se que falta cerca de 30% dos eleitores para fazer a biometria. Esse dado é altamente preocupante, principalmente porque a cidade poderá perder representatividade política tanto em Brasília quanto BH. O risco é real!
 
Adiantado
Enquanto a vizinha Uberlândia praticamente zerou as filas para o cadastramento biométrico, Uberaba ainda está atrasadíssima. E as queixas dos eleitores quanto à demora no atendimento no Fórum Melo Viana só aumentam, quanto mais se aproxima o fim do prazo, no dia 9. O que pode acontecer, se Uberaba não fizer a biometria de 100% dos eleitores? Pode ter seu colégio eleitoral reduzido, face ao cancelamento de títulos de eleitores que não se cadastrarem. Consequentemente, pode voltar a ter apenas um turno nas eleições. Pior: pode nem eleger deputados, e ficar à mercê da boa vontade de deputados eleitos pela vizinhança. Seria um desastre político enorme para a cidade.
 
Bons exemplos
A propósito ainda da biometria, está na hora da Justiça Eleitoral flexibilizar o esquema de atendimento aos uberabenses e adotar pelo menos uma das ações de sucesso observadas em outros municípios. Em Betim e Contagem, por exemplo, foram criados postos avançados de atendimento ao eleitor até na Rodoviária. Em outros municípios, a Justiça Eleitoral está atendendo aos domingos, assim como estendendo o horário de atendimento até 23h nos dias úteis.
 
Por que não? – Cerca de 30 mil pessoas passam diariamente pelos terminais do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira. Por que a Justiça Eleitoral não monta um posto avançado de atendimento em cada um deles? Como só faltam nove dias para o fim do prazo, é hora de mutirão para facilitar a biometria dos eleitores. Aliás, ainda que eleitores com mais de 70 anos não estejam obrigados a fazer a biometria, nada impede que façam e continuem votando e exercendo seu direito de cidadãos. O voto é a única arma que temos de mudança efetiva na política.
 
Ação – Não estou vendo deputados estaduais e federais correndo atrás de eleitores para o cadastramento biométrico, embora sejam os principais interessados. Alô, pessoal! Vamos agir?
 
Cobrando a fatura

Prefeitos mineiros vão a BH amanhã à tarde para ato público de protesto contra a retenção de ICMS e IPVA pelo governo Pimentel. Manifestação será na Cidade Administrativa, orquestrada pela Associação Mineira de Municípios. Prefeito Paulo Piau já confirmou presença. O governador Fernando Pimentel, por sua vez, não abriu agenda para atender os prefeitos. É o tal negócio: o PT fala em democracia, mas na hora do diálogo cai fora... 
 
Ele fica

Vereador Almir Silva continuará na liderança do governo, a pedido do próprio prefeito Paulo Piau, que reconheceu o seu desempenho na defesa das ações e dos projetos do Executivo na Câmara Municipal. O prefeito pediu para o Almir continuar no cargo, reforçando que “time que está ganhando não se mexe”.
 
Sonho adiado?
Flertando com a Assembleia Legislativa mineira há algum tempo, o vereador Almir Silva não admite candidatura a deputado este ano. Ao contrário: afirma que é parceiro de primeira hora do prefeito e já deixou claro que está à disposição do grupo. E garantiu que essa decisão será tomada somente após o carnaval, quando irá se reunir com seu grupo político para tratar desse assunto. Situação é difícil para Almir, pois o prefeito Paulo Piau tem repetido reiteradas vezes que o candidato do governo é Tony Carlos e não vê espaço para outro nome...
 
Reforma já!

Ponto de convergência de turistas em Uberaba, o Mercado Municipal pede socorro. Embora já tenha passado por reforma há poucos anos, o prédio dá sinais visíveis de desgaste. Piso em petição de miséria, sujeira interna, banheiros fedorentos, pintura gasta, passeios externos irregulares, escadas com degraus quebrados... Um horror! Sem contar os pedintes, que não dão trégua a quem estaciona carro nas imediações do Mercado.
 
Perdas
Com o desemprego batendo a casa de 11% no país, não apenas a economia sofre perdas generalizadas. A Previdência perdeu mais de 1 milhão de contribuintes no ano passado. É um rombo e tanto...

 







San Marco - 16maio
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
Voc concorda com a alterao do horrio de funcionamento de estabelecimentos comerciais e at mesmo da Prefeitura em decorrncia dos jogos da Seleo na Copa do Mundo?





JM FORUM
Voc acredita na briga de faces criminosas como motivao para as recorrentes mortes de detentos na penitenciria de Uberaba?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018