Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 21/09/2015

 
ESPECIAL
Tamanho do texto: A A A A
ESPECIAL
21/09/2015

Compartilhar:


OUTRAS COLUNAS



 Foto/Neto Talmeli



O bairro está localizado na entrada de Uberaba e próximo às BRs 050 e 262, servindo de referência aos que chegam à cidade

Nascido de um agrupamento de loteamentos aprovados pelo Município, o bairro São Cristóvão, situado na entrada de Uberaba, existe há mais de 60 anos. A primeira etapa do bairro foi criada a partir do Decreto 1.637, de 14 de outubro de 1953.

Em 1961, a família de Pedro e Maria Barbassa doou terra onde foi construída a Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino (FISTA). Freiras dominicanas ajudaram as pessoas que moravam no local e a família de Pedro Barbassa entregou terra a elas, para que fizessem a divisão dos lotes, evitando assim brigas entre as pessoas que moravam no local naquela época. Com a construção da BR-050, o bairro foi dividido, sendo que do outro lado da rodovia ficou conhecido como Recreio dos Bandeirantes.

A segunda etapa foi aprovada por meio do Decreto 1.685, de 29 de abril de 1996, de propriedade da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) e denominada Vila São Cristóvão II, somando quase 40milm².

De acordo com a Prefeitura, os dois loteamentos encontram-se dotados de toda infraestrutura, tais como pavimentação asfáltica, meios fios com sarjeta, redes de água, esgoto e pluvial, além de iluminação pública. O bairro também foi contemplado com aparelhos sociais como Cemei, UBS, entre outros.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem um trabalho ativo no bairro São Cristóvão, oferecendo os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), por meio do Centro de Referência de Desenvolvimento Social (CRAS) Vila Paulista. O CRAS atende as seguintes regiões: Vila Estado Novo, Parque São Geraldo (divisa Cel. Joaquim de Oliveira Prata), São Cristóvão, Gameleiras II, Jardim Induberaba (divisa Tonico dos Santos), Recreio dos Bandeirantes e Sítios Recreio da Cachoeira do Cassu.

Por estar localizada na entrada de Uberaba, servindo como cartão de visita aos que cortam as duas rodovias que passam pela cidade (BRs 050 e 262), o bairro ainda carece de muitas melhorias e a população local está sempre atenta para cobrar das autoridades competentes.

Leia mais:
Eficácia do transporte coletivo é reconhecida pelos usuários
Sem escolas no bairro, crianças buscam outros bairros para estudar
Mais de 3 mil estão cadastrados para atendimento à saúde 
Livres dos problemas com enxurradas, moradores relembram período difícil
Rede de Universitários Protegidos é referência no combate ao crime
Vereador quer implantar o programa “Verde Vida” no bairro







AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018