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15/01/2018

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Como aproveitar bem a temporada de férias? Para quem já viajou, aqui vão algumas dicas para retomar a rotina de dieta e exercícios físicos, mas também para aproveitar o tempo para um check-up, cuidar dos cabelos e da pele, levar as crianças ao destista e, por fim, usar as horinhas livres para pesquisar os preços dos materiais escolares.

 

 

 

 

 

Diga adeus comilança

Quem resiste àquele panetone maravilhoso que “pula” à nossa frente, no Natal? Ou aquele peru com farofa e calóricos fios de ovos? Ou àquelas tortas de nozes, damascos, chocolate que a vovó sempre coloca á mesa para a família no fim de ano? Resultado? 2 a 5 kg a mais na balança. Para voltar à boa forma física é preciso restabelecer a rotina e os hábitos saudáveis de alimentação e de treino. E você pode começar já e obter resultados a tempo do carnaval.
Uma parte do peso extra pode decorrer da retenção de líquidos pelo organismo. Beber água ajuda bastante na diminuição da retenção de líquidos. Consuma também alimentos com efeito diurético, como abacaxi, melancia, maracujás, morangos e coentros, e evite alimentos ricos em sódio que, ao contrário dos diuréticos, promovem a retenção de líquidos no organismo. Neste caso estão os embutidos, como salsicha, mortadela e linguiça.

Volte a se alimentar de 3 em 3 horas, durante o dia. Mas coma alimentos saudáveis e pouco calóricos. Isto faz com que o metabolismo se acelere, uma vez que está sempre a trabalhar, o que permite queimar mais gordura. Não menospreze o café da manhã, o lanche matinal por volta de 10h, nem o lanche da tarde, por volta de 16h. A melhor opção para o lanche é a fruta.

Evite os alimentos com alto teor calórico proveniente das gorduras. O excesso de gordura, aquela que não é utilizada como energia, tende a ser armazenada como reserva em certas regiões do corpo, aumentando a gordura localizada. O excesso de açúcar e de hidratos de carbono também tende a acumular, daí ser importante praticar exercícios físicos, especialmente aeróbicos. Aliás, o treino é de suma importância para quem quer perder os indesejados quilos adquiridos nas extravagâncias gastronômicas de fim de ano. Combine treino de musculação com aeróbico, uma hora por dia, pelo menos três vezes por semana, de preferência com a orientação de um personal trainner. Isso porque o primeiro instinto de muita gente é correr na esteira elétrica ou pedalar na bicicleta o dobro ou triplo do tempo do que o habitual. Pois saiba que esse instinto não trará benefício algum à sua saúde, além de colocar em risco de exaustão os seus músculos. Por outro lado, passar mais tempo nos equipamentos aeróbicos vai reduzir seu tempo nos aparelhos de musculação, algo essencial para voltar à forma anterior.

Que tal correr?

 Correr virou um hit no Brasil e Uberaba não foge à regra. Mas, além dos modismos, a corrida é uma das atividades físicas mais completas em termos de benefícios para a saúde e boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes. A boa forma geral do nosso organismo depende completamente da nossa capacidade cardiorrespiratória, ou seja, a capacidade do coração para bombear oxigênio de forma eficientemente forte e contínua para todos os músculos do corpo. Quanto mais exercícios aeróbicos uma pessoa faz, mais sangue e oxigênio seu coração vai bombear a cada batida e mais oxigênio seus músculos vão consumir. 

Praticantes da corrida afirmam que o exercício torna-se um estilo de vida ao longo do tempo. Estudos comprovam que os exercícios vigorosos, quando bem praticados, rendem benefícios em abundância e de forma cumulativa para a saúde, ou seja, quanto mais você pratica, ou quanto mais difícil o exercício se torna, melhor estará a sua saúde. É sabido, por exemplo, que há uma melhora significativa na saúde de pessoas que saem de um estado sedentário para um nível mínimo de atividade física, mas esportes que envolvem intensidades mais altas, maior frequência e maior duração, proporcionam benefícios adicionais.

É hora de fazer um check-up

Para quem nunca encontra tempo para si mesmo, agora é hora de agendar exames e se submeter a um check-up. Os exames de rotina são indispensáveis tanto para mulheres quanto para homens, em qualquer faixa etária. Afinal, boa parte das doenças pode ser evitada ou tratada com melhores resultados quando diagnosticadas no começo.

Conheça os exames mais indicados para avaliar a saúde da mulher e faça o seu check-up:
1. Mamografia – Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos, ou antes, se houver histórico familiar de câncer de mama na família.

2. Papanicolau – Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos, para prevenção do câncer cervical. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar, também, a ultrassonografia transvaginal.

3. Controle da tireoide – Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue.

4. Densitometria óssea – Depois dos 50 anos, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos, para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida da paciente.

Para os homens:
PSA (livre e total) – O “antígeno prostático específico” é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento. A avaliação do resultado deve levar em conta dados clínicos, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.

Para homens e mulheres:
1. Exame colesterol e triglicerídeos – Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos deve ser anual, a fim de contribuir para a prevenção do infarto.

2. Exame de glicemia – Esse exame de sangue permite analisar a taxa de açúcar no sangue e diagnosticar o diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada.

3. Eletrocardiograma – Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos.
4. Teste ergométrico – Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.

5. Ecodopplercardiograma – Trata-se de um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame, é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.

6. Autoexame da pele – O câncer de pele não-melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. O uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção – prestando atenção na presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Na dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico o mais preciso possível.

Atenção com a saúde bucal das crianças

Ocasião tão aguardada pelas crianças, o período de férias de verão é sinônimo de quebra da rotina. É tempo de brincadeiras, passeios, viagens e menos regras na alimentação. Não sendo possível proibir a ingestão de doces e alimentos gordurosos, os pais ou responsáveis devem limitar esse consumo e, também, introduzir mais frutas e verduras na alimentação em casa, porque elas auxiliam na limpeza dos dentes.

Mas, nem por isso, pode-se descuidar da higiene oral das crianças. Os pais devem ficar atentos, pelo menos quando elas se levantam da cama pela manhã e antes de dormir, quanto à escovação dos dentes e lembrá-las da importância do uso do fio dental também no período de férias.

Se a criança for passar o dia no clube ou na casa de amiguinhos, ou mesmo em colônia de férias, o ideal é que os pais coloquem um kit de higiene bucal na sacola ou mochila do filho. Além disso, é preciso aproveitar as férias para agendar uma consulta ao dentista e realizar um check-up completo, evitando possíveis complicações antes da volta às atividades cotidianas.

 E esses cabelos???

Depois de muito sol, praia e piscina, seus cabelos obviamente poderão estar ressecados, quebrados, fracos e sem vida. Mas para tudo dá-se um jeito. Com a tecnologia em prol da beleza está mais fácil cuidar das madeixas.

O ideal é cuidar dos cabelos antes, durante e depois de os expor ao sol, ao sal do mar ou à química da água das piscinas. Existem no mercado produtos com poderosos fotoprotetores, que podem ser usados além de shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo. Se você não tomou os devidos cuidados, não se desespere.

Atualmente existem no mercado inúmeros produtos que oferecem proteção contra as agressões externas, além de auxiliar na recuperação dos fios já danificados. Abaixo selecionamos alguns produtos de tratamento pós-sol para auxiliar você a ficar com os cabelos bonitos e sedosos novamente:

Agora, da próxima vez, não se esqueça de fazer um tratamento preventivo e utilizar cremes que tenham proteção contra os raios ultravioleta durante os banhos de sol na praia ou piscina!

Economize na viagem com aplicativos
 
O ano mal começou e os brasileiros já mostram interesse em aproveitar as férias e feriados de 2018 para viajar. De acordo com pesquisa realizada pela Booking.com, 72% dos brasileiros vão viajar nas férias e 67%, nos feriados. Por outro lado, as contas de janeiro também entram no orçamento. Por isso, novas formas de economizar nesse primeiro mês são sempre bem-vindas. De acordo com a pesquisa, 55% esperam planejar a viagem por meio dos apps para smartphones. Confira abaixo três aplicativos que podem facilitar o transporte nessas férias:
 
GetNinjas - O aplicativo oferece suporte de profissionais para resolver qualquer problema com os automóveis, incluindo guinchos, autoelétrica, mecânica etc. 
 
Cabify - É a alternativa perfeita para quem precisa se locomover com as malas para a rodoviária ou aeroporto nestas férias. O passageiro indica a origem e destino e é informado sobre o valor do serviço. Após confirmação da corrida, recebe os dados do motorista para que possam se encontrar. 
BlaBlaCar Esse app facilita a viagem de quem quer economizar na passagem ou no combustível. Para usar a plataforma oferecendo uma carona, é preciso divulgar as informações sobre o trajeto, como horário, pontos de partida e chegada, número de lugares disponíveis e participação do passageiro. 
 
Orientações básicas para a compra de material escolar
 
Apesar dos outros compromissos financeiros com IPVA e IPTU, não é possível escapar da compra dos materiais escolares para as crianças no começo do ano. Por isso, aproveite esse período de férias para pesquisar preços, pois eles variam muito entre lojas, inclusive on-line. Por isso, é importante pesquisar e planejar as compras para economizar, sem ter que abrir mão da qualidade nos estudos das crianças.
 
O professor Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, relacionou os principais itens nos quais as famílias devem prestar atenção, para que não se percam em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro. “Para começar, essa despesa com materiais escolares é recorrente, ou seja, precisa fazer parte do planejamento anual das despesas da família. Para que os gastos não fiquem muito pesados em janeiro, é válido poupar durante todo o ano para conseguir fazer os pagamentos à vista e obter bons descontos” – ressalta o especialista. Além disso, ele recomenda que, antes de ir às compras, a família analise itens do ano passado e selecione tudo o que pode ser usado novamente este ano, como tesoura, régua e mochila, por exemplo. “No caso dos livros, vale a pena procurar pais de alunos mais velhos para conseguir um empréstimo ou comprá-los por um preço mais acessível, se os mesmos estiverem em boas condições de uso” – aconselha o professor Reinaldo Domingos. Outra sugestão é reunir alguns pais e comprar itens em atacado, como caixas de lápis, cadernos e agendas. 
 
Por fim, o professor Reinaldo orienta que não é necessário comprar todos os materiais na mesma loja, mas quem o fizer deve pedir um bom desconto. Ou, então, procurar outra loja. Além disso, no dia das compras, os pais devem conversar com os filhos sobre o orçamento, para que não corram o risco de se deixar levar pelo impulso e gastar mais do que o planejado. “O ideal é sempre fazer os pagamentos à vista, mas, se não for possível, opte por poucas parcelas que caibam no bolso para não comprometer as finanças de 2018 por vários meses” – finaliza.






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