Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
  | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 20/02/2018

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
GERAL
20/02/2018

Compartilhar:



 O verão é a estação mais quente do ano e, por isso, os ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar condicionado são mais demandados. Por isso, a Cemig separou algumas dicas para que a utilização desses aparelhos não aumente significativamente o valor das contas de energia.

O ventilador é o aparelho mais popular entre as alternativas para amenizar o calor, por possuir um preço de compra mais acessível e menor potência. Segundo o engenheiro de soluções energéticas Luciano Barreto, da Cemig, apesar de gastar menos energia, o consumidor deve ficar atento ao tempo de utilização do ventilador.

“O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. Para utilizar corretamente a energia, devemos atuar nas duas variáveis – potência e tempo. Por isso, o ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia, se ficar o tempo todo ligado na velocidade máxima”, explica Luciano.

De acordo com o engenheiro, o climatizador de ar ventila e umidifica o ambiente, por isso sua utilização não é recomendada em locais que já são úmidos. “Esse aparelho é mais adequado para quem tem problemas respiratórios, mas é importante que o consumidor tenha em mente que o climatizador não deve ser visto como substituto do ar condicionado, já que o aparelho não refrigera o ar”, pondera.

Sobre o ar condicionado, o especialista explica que o aparelho, mesmo os mais modernos e eficientes, tem potência elevada. Ele recomenda atenção ao tempo de utilização e que o consumidor compre, preferencialmente, o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” – os mais eficientes.

Confira outras dicas:
· Instale o ar condicionado em local alto, com boa circulação de ar, e protegido da luz solar.
· Utilize a função sleep, que eleva a temperatura automaticamente de hora em hora durante as horas de sono. Isso mantém o conforto do ambiente e reduz o consumo.
· Mantenha o filtro do ar condicionado limpo.
· Não selecione temperatura muito baixa no ar condicionado. Quanto maior for a diferença entre a temperatura dentro e fora do ambiente, maior será o consumo de energia.
· Mantenha o ambiente fechado para evitar a entrada de ar quente.
· Sempre desligue os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados.

Fonte: Cemig








AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018