Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     
Você está visitando a Edição do dia 02/03/2018

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
GERAL
02/03/2018

Compartilhar:



 Por Geórgia Santos

Resultado do PIB (Produto Interno Produto) divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é animador. O indicador cresceu 1% em 2017, na primeira alta após dois anos consecutivos de retração, o resultado é bom e vai gerar reflexos positivos na economia, como na geração de empregos, segundo o economista Marco Antônio Nogueira.

O resultado mostra que a economia brasileira começou a se recuperar em 2017, mas ainda não repõe as perdas da atividade econômica na crise. Em 2016 e 2015, o PIB recuou 3,5% sobre o ano anterior, na maior recessão da história recente. Em valores correntes, o PIB de 2017 foi de R$6,6 trilhões. “O país, por meio do consumo das famílias e um pouco de investimento, começou a crescer. Como o empresário e as pessoas se movimentam por meio de expectativas, significa a sinalização para que consumidores e empresários apostem em crescimento de 2,5% ou até 2,7% em 2018. A expectativa é de melhora do emprego, ou que o nível de desemprego caia. O empresário vai começar a contratar. Portanto, contratação, expectativa, gastos, consumo das famílias, significa que a roda da economia vai girar”, explica o economista Marco Antônio Nogueira.

Contudo, o economista destaca que é apenas o início. De acordo com ele, é como se estivéssemos na UTI, mas estabilizados, ainda é preciso cuidados. Portanto, as eleições e as medidas adotadas quanto ao déficit da Previdência são questões que podem definir o crescimento contínuo da economia.

Para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o consumo das famílias (com alta de 1% na comparação anual), que leva em consideração tanto o movimento do comércio quanto o de serviços, foi um dos componentes mais importantes para o resultado positivo, impactado por fatores como a liberação de recursos inativos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).








San Marco - lateral
EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
O Dia Mundial do Doador de Sangue comemorado no dia 14 de junho, mas a situao do Hemocentro em Uberaba est cada vez mais crtica, com baixos estoques. Voc um doador?






JM FORUM
Sob o comando de Tite, a Seleo Brasileira ganhou 17 dos 21 jogos disputados, empatando trs e sofrendo apenas uma derrota. Mas treino treino, jogo jogo! Voc acredita que nas quatro linhas na Copa do Mundo a Seleo far bonito e tem chances de trazer o Hexa para casa?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2018