Publicidade Rdio JM
Canais Facebook Twitter RSS RSS
Play Store App Store Estúdio Ao vivo
EDIÇÕES ANTERIORES:
 | 
BUSCA:     

 
GERAL
Tamanho do texto: A A A A
GERAL
18/02/2017

Compartilhar:



Horário de verão reduziu 0,5% o consumo de energia em Minas

 

Horário de verão termina neste domingo (19), a partir da zero hora, quando os relógios das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem ser atrasados em uma hora. Apesar de ser uma mudança que muitos não gostam, o horário de verão tem seus benefícios, que é a economia de energia. A Cemig registrou redução no consumo de energia de 0,5% em Minas Gerais.

Durante os 126 dias de vigência da medida, a Cemig registrou ainda uma redução diária de 4% na demanda máxima de energia, ou 350MW (megawatts). Essa redução é suficiente para atender, durante todo o período do horário de verão, o pico de carga de uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas.

O gerente comercial da Cemig, Hudson Elvis, explica que o horário de verão é muito bom para o sistema elétrico brasileiro, pois durante o maior pico de carga, que é das 18h e 21h, ainda é possível aproveitar a luz do sol. “As pessoas saem do serviço e ainda é possível realizar os seus afazeres domésticos durante o dia. Esse é o grande benefício que traz o horário de verão. Já temos registrado historicamente a redução do consumo”, diz.

Contudo, vale ressaltar que no verão aumenta o consumo de aparelhos como, ar-condicionado, ventilador e o uso da geladeira, e é justamente por isso que em alguns casos os consumidores não percebem a redução no consumo. Por isso, economizar na utilização destes aparelhos é o mais adequado. “Apesar de muitas pessoas não gostarem do horário de verão, esta é uma medida ainda necessária para que as pessoas tenham a garantia do fornecimento nos horários de pico”, destaca o gerente comercial.

Segundo o Ministério das Minas e Energia, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de pico e de 0,5% no consumo nos estados que participam do horário de verão, o que equivale aproximadamente ao consumo mensal de energia de Brasília.








EDIÇÃO DE HOJE
Edição de Hoje

ENQUETE
A reforma do Ensino Mdio j foi aprovada no Legislativo brasileiro e agora segue sano presidencial. Ela prev que os estudantes escolham a profisso a seguir antes de iniciar o ensino mdio para direcionar seus estudos. Voc acredita que a reforma vai melhorar o ensino no pas?






JM FORUM
A PMU criou comit especfico para gesto eficiente da Sade. O objetivo estabelecer procedimentos gerenciais que possam resultar na eficincia e transparncia na gesto, bem como oferecer comunidade servios de qualidade. Na sua opinio, o comit se faz necessrio?
Comentar


AS EMPRESAS DO GRUPO JM DE COMUNICAÇÃO
JM Magazine JM Online JM JM Extra JM Rádio Vitória
Todos os direitos reservados ao Jornal da Manhã © 2017