FALANDO SÉRIO

Uberaba ainda não tem plano B para a falta de leitos hospitalares

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 17/04/2024 às 20:10Atualizado em 23/04/2024 às 21:50
Compartilhar

Subsídio

Projeto de lei destinando R$ 12 milhões em 2024 para o sistema de transporte coletivo foi protocolado no Legislativo nesta 4ª feira. Apesar do volume de recursos destinados às concessionárias o projeto será aprovado sem dificuldades. Dessa aprovação depende o congelamento da tarifa e este é ano de eleição.

No limite
Os recursos da Prefeitura para manter o Hospital Regional estão no limite. A afirmação foi feita pelo secretário adjunto de Saúde, em meio às discussões de sexta-feira que levaram à suspensão das cirurgias eletivas pelo SUS em Uberaba. 

Sobrecarregada
Cecílio Araújo frisou que Uberaba está sobrecarregada pelos municípios que sequer aprovaram leis municipais para o repasse de recursos, e também pela queda de arrecadação. O HR é destinado ao atendimento de pacientes de vinte e sete municípios, mas os uberabenses ainda são maioria.

Errado
Na ata da reunião, em que os participantes não são citados com nomes completos, e com uma lista de assinaturas com muitos delas ilegíveis, constou crítica aos prefeitos de cidades menores. Eles preferem investir na contratação da iniciativa privada do que estruturar os seus serviços de saúde – apontou Ana Maria.

Novo pacto
Ela sugeriu que se faça um projeto de refinanciamento do Hospital Regional.

É grave
A decisão de suspender as cirurgias eletivas em Uberaba por 10 dias foi alicerçada em números da ocupação de leitos hospitalares. Hospital Regional, Beneficência Portuguesa, Unimed e São Marcos, por exemplo, estavam com 100% de ocupação ou quase isso.

Planejamento
O presidente do Conselho Municipal de Saúde externou na mesma reunião que a assistência à saúde precisa ser melhor planejada. Cezar Willian cobrou a criação de mais leitos e melhorias para a atenção básica. 

Plano B
Se não é unanimidade, a suspensão das cirurgias eletivas é aprovada pela maioria dos médicos ouvidos pela coluna. O que mais preocupa é a inexistência de um plano B para o futuro. “Suspender as cirurgias eletivas é a parte mais fácil dessa complexa saúde pública” – afirmou um deles.

Equívoco
Por especialistas da área vem sendo considerada “equívoco” da Secretaria de Educação a entrega a outrem do reforço pedagógico de alunos de escolas municipais. Aulas de reforço deveriam ser dadas por profissionais que já acompanham os alunos e conhecem as suas dificuldades – dizem.

Recursos
Como outro “equívoco” consideram a utilização de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para cobrir despesas da educação, que já tem assegurados 25% do orçamento e o Executivo gastou até mais do que isso em 2023.

Mato “engole” terrenos no Bairro de Lourdes. (Foto/L.E.R.)

Mato “engole” terrenos no Bairro de Lourdes. (Foto/L.E.R.)

Matagal

Leitor L.E.R recorre à coluna para criticar o descaso da Prefeitura para com o Bairro de Lourdes. Segundo ele, terrenos vagos de ruas como Orquídeas, Ida Lousada, Tulipas e Magnólia estão completamente escondidos pelo matagal. E moradores da região ainda se aproveitam disso para se livrar do lixo residencial. 

Bichos
Diz o cidadão que cobra providências à Prefeitura desde meados do ano passado, “e nada é feito”, o que estimula a proliferação de caramujos, lesmas, escorpiões, cobras e ratazanas do tamanho de gatos.  

Mandados de prisão
Na terça-feira, o Tribunal de Justiça de Minas expediu mandados de prisão para dois médicos de Poços de Caldas, condenados pela morte e retirada ilegal dos órgãos do menino Paulo Veronesi Pavesi, em 2000. Dois médicos estão condenados a 25 anos de prisão e outros três a penas entre 14 e 18 anos por participarem da retirada dos órgãos. O sexto envolvido está cumprindo pena de 21 anos desde 2023, e teve recurso negado na terça-feira.

Agenda
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher estará em Uberaba nesta quinta-feira para uma série de encontros. Começando por uma conversa com a reitoria do IFTM e, em seguida, com o comando de greve e estudantes da instituição.

Na UFTM
Ana Pimentel (PT), que também é médica e vice-presidente de Ensino Superior da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, irá à UFTM após almoçar com a candidata do PT à Prefeitura de Sacramento, Maria Cerchi. A partir das 14h, ela conversará com a reitoria da UFTM e fará roda de conversa com alunos da Medicina.

Estratégia
Depois de uma visita ao Hospital das Clínicas, a agenda da deputada será fechada às 19h com uma reunião com petistas do grupo Estratégia e da corrente Democracia Socialista.

Em tese
A julgar pela classificação de risco dos pacientes que procuram as duas UPAs, pelo menos 60% deles poderiam ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde. O ranking do Previne Brasil tem exposto que Uberaba precisa melhorar muito, mas muito mesmo, na assistência primária.

Pra praticar
Mensagem ecumênica inserida na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores nesta 4ª feira diz em um dos seus trechos: “Se alguém não o compreende, perdoe e siga em frente. Não guarde em seu coração mágoas e ressentimentos, medo e tristeza”. Pareceu recado para alguns.

No papel
Já aprovada no Senado, PEC que penaliza posse e porte de droga ilícita em qualquer quantidade prevê que deverá ser observada a distinção entre traficante e usuário. Ao dependente caberá pena alternativa à prisão e tratamento. Inexiste estrutura pública suficiente para o tratamento. Funcional apenas no papel.

Racismo
O racismo estrutural na abordagem policial mereceu manifestações do STJ na discussão de recurso contra condenação de acusada por tráfico de drogas a 7 anos e 11 meses de prisão. Com ela havia sido encontrado 1,53 grama de cocaína. A pena foi reduzida para 2 anos e 11 meses no regime aberto.

Preconceito
Em outro julgamento, desta vez no STF, foi aprovada tese de que as abordagens pessoais não podem ser motivadas pela cor da pele, sexo, orientação sexual ou aparência física. “A abordagem não pode ser pelo jeitão da pessoa” – comentou o ministro Luís Barroso.

Preservativos
No ano passado, segundo relatório de ações, a SMS disponibilizou em suas unidades de saúde 440 mil 584 preservativos masculinos e 36 mil 312 femininos. Relatório está submetido ao Conselho Municipal de Saúde e contém muitos outros indicadores.

Profissionais
Na ação ligada à distribuição de preservativos como forma de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, diz o relatório que 105 profissionais do sexo foram atendidos por políticas de assistência social depois de passarem pelo CTA.

Obrigatório
Curioso é que em visitas a motéis, a SMS entregou dezenas de preservativos, quando é obrigação desse tipo de estabelecimento ter camisinhas à disposição dos seus frequentadores.

Contaminações
Em 2023, Uberaba registrou 124 novas notificações de AIDS e 232 outras de sífilis adquirida (transmitida de uma pessoa para outra em relações sexuais, inclusive a oral, e transfusão de sangue).

Locação de veículos
Há quase 40 dias a vereadora Rochelle teve requerimento aprovado por seus pares cobrando explicações ao Executivo sobre o contrato emergencial de locação de veículos feito em fevereiro com a Localiza. Um negócio de R$ 5,8 milhões justificado com eventual risco de descontinuidade de serviços prestados pelo município. O contrato anterior havia se encerrado em 31 de janeiro.

Muitas perguntas
No requerimento, a vereadora do PDT pede informações sobre cotação de preços que alicerçaram a contratação, a destinação de alguns modelos de veículos, incluídos os quatro carros de passeio para os quais houve a exigência de bancos de couro.

Sem respostas
Passado mais de um mês desde a expedição do requerimento, as respostas ainda não foram dadas a Rochelle, segundo ela comentou nesta quarta-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por