FALANDO SÉRIO

Escândalo dos chips provoca crise no Podemos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
Publicado em 27/03/2024 às 21:55Atualizado em 28/03/2024 às 21:01
Compartilhar

Poucas horas depois da revelação do “escândalo dos chips”, o delegado aposentado da PF Glorivan Bernardes anunciou ao Podemos estar deixando a sigla. E isso ocorreu ainda sob o impacto das primeiras notícias dadas pela Polícia Civil sobre a investigação que atinge um dos dirigentes do partido. Glorivan era um dos nomes do Podemos para disputar cadeira no Legislativo.

Incisivo
“A minha biografia não combina e não tolera comportamento criminoso” – afirmou Glorivan, recentemente filiado, já na sua imediata manifestação. Mas, não ficou apenas nisso. Em outra mensagem, já nesta quarta-feira, ele alertou que a dúvida resultante do episódio será prejudicial a todos (da sigla), sugerindo ao vereador professor Wander – maior liderança do Podemos - a adoção das providências que o caso requer para que o “estrago” não seja ainda maior do que sinaliza.

Sem retorno
A coluna tentou ouvir o professor Wander, sem sucesso. 

Não vem
A ex-primeira-dama Michele não acompanhará Bolsonaro a Uberaba na terça-feira. Ela tem outro compromisso na agenda – explica a presidente do PL, Ellen Miziara, que aguarda para o domingo a chegada da equipe de segurança do ex-presidente.

Sigilo
Por recomendação dessa equipe, o local em que Bolsonaro se hospedará na cidade permanece sob sigilo. 

Manhã tensa
Esta 4ª feira teve a manhã mais tensa dos primeiros dias de greve dos servidores municipais (excluídos os trabalhadores da CODAU). Houve pequenos desentendimentos entre grevistas e o mais grave deles foi o de tentativa de entrada no prédio por uma professora.

Desafio
Outros grevistas teriam recorrido ao GM lotado no próprio Centro Administrativo, que, diante do portão, advertiu a professora contra a sua intenção. E teria sido desafiado ao estilo do “quem me impedirá(?)”. Sem perder a calma, o GCM deixou claro: “eu”. Aí o desejo da manifestante passou.

Em greve
O Sindicato dos Professores não acompanha o Sindicato dos Servidores na suspensão da greve anunciada nesta 4ª feira. A categoria continuará na porta do Centro Administrativo pelo menos até o dia 4, pois tem outras reivindicações ao Executivo, além das financeiras.

Assédio
Uma das postulações do Sindemu, afirma Adislau Leite, é relativo ao assédio moral nas escolas. Segundo ele, a SEMED diz ter tomado algumas providências (palestra e distribuição de cartilha), mas elas não funcionaram. E a prática ainda atormenta os professores.

Especiais
Outra preocupação é a falta de qualificação especial de professor ou servidor de apoio para atender às necessidades de alunos especiais. “Não basta colocar alguém na função, é preciso que ele saiba como cuidar desses alunos” – sentencia. A secretaria não proporciona essa qualificação.

Promoção
Conselho Superior da Procuradoria de Justiça de Minas estará reunido na segunda-feira para votar a promoção de promotores de Justiça a procurador. O uberabense Laércio Conceição está na lista e, a exemplo do que ocorreu recentemente com Eduardo Pimentel, deverá trocar Uberaba por Belo Horizonte.

Na lista
Quem também pode ser promovido a procurador, se não abrir mão da vaga, é o promotor Alcir Arantes.

Esperado
O que FALANDO SÉRIO havia antecipado há um mês foi sacramentado: Luizinho do Doca renunciou ao cargo de prefeito de Veríssimo. Seu filho será candidato a vereador. Com a formalização da renúncia, o vice Marco Aurélio Hortência será empossado prefeito pela Câmara de Vereadores, na quarta-feira.

Conselheiros tutelares são visitados pela promotora Fernanda Fiorati (Foto/Divulgação)

Conselheiros tutelares são visitados pela promotora Fernanda Fiorati (Foto/Divulgação)

Boa impressão

Nova titular da Promotoria da Infância e da Juventude teve na terça-feira o seu primeiro encontro com os conselheiros tutelares para se apresentar e trocar informações. Vinda de Teófilo Otoni, Fernanda Fiorati causou boa impressão ao grupo empossado no início do ano.

Filiação
O Solidariedade abriu as portas para a vereadora Alessandra do Abrigo dos Anjos, que vai deixar o Podemos. A decisão do SDD foi tomada nesta 4ª feira, em reunião entre a executiva e os pré-candidatos ao Legislativo. Presidente Eduardo Palmério havia assegurado que ouviria a opinião do grupo e cumpriu.

Doação
Codau está doando dois caminhões e uma retroescavadeira da sua frota para a Cohagra sob o argumento de “melhor aproveito no serviço público, especialmente nos projetos sociais desenvolvidos, sem ônus” para a autarquia. É o que está escrito, sem citar o valor dos equipamentos.

Reservação
As recentes chuvas melhoraram os níveis dos reservatórios da Codau. Quase todos estavam acima dos 50% (e até 68%) nesta quarta-feira.

Correção salarial
Câmara de Uberlândia aprovou PL do Executivo concedendo correção salarial de 4% para os servidores municipais. Com reajuste de 30%, o tíquete alimentação passará para R$ 650. Servidores postulavam aumento salarial de 30%.

Julgamento
Assassinato e tentativa de homicídio ocorridos em bar da Vila Arquelau põem o acusado no banco dos réus em sessão do Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal marcada para abril.

Vingança
No início da noite de 17 de abril de 2022, Paulo Cesar Silva foi executado por vingança, segundo o inquérito policial e a denúncia do Ministério Público. Ele teria participado de uma tentativa de homicídio contra o seu algoz em 14 de janeiro do mesmo ano.

Muitos tiros
Em direção ao bar em que Paulo Cesar estava conversando com outro homem foram disparos mais de 25 tiros. A vítima foi atingida mortalmente, enquanto o colega sofreu alguns ferimentos, mas escapou com vida. O atirador era garupa em uma motocicleta de onde partiram os disparos.

Identificados
Os dois (condutor da moto e garupa) foram identificados, mas um deles foi executado dias depois no interior de São Paulo. Um crime ainda sem solução. O acusado terá o advogado criminalista Leuces Teixeira atuando em sua defesa no Tribunal do Júri.

SAF USC
Presença de conselheiros do Uberaba Sport no corpo diretivo da SAF incomoda outros.

Fundamentação
É obrigatória a fundamentação de decreto de prisão civil de devedor de pensão alimentícia quanto à dosimetria do prazo, especialmente quando for acima do mínimo legal (de 1 a 3 meses). A decisão é do Superior Tribunal de Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por