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Mais de mil consumidores recebem aviso da Codau após falha em débito automático

Inconsistência no sistema da Caixa com o da Codau não realizou o débito e consumidores tiveram de acertar os meses de janeiro e fevereiro junto com o de março

Rafaella Massa
Publicado em 09/05/2024 às 10:22Atualizado em 09/05/2024 às 19:37
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Codau é alvo de reclamação devido a cobranças retroativas de contas referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Segundo relatos, cartas foram encaminhadas aos consumidores informando sobre falhas no débito automático por parte da instituição bancária Caixa Econômica Federal. 

A reclamação foi feita por meio das redes sociais do vereador Marcos Jammal (PMDB). O legislador conta que a carta informa sobre uma falha técnica devido a adequações solicitadas pela Caixa Econômica, de forma que os arquivos para débito automático não foram enviados para o banco. Portanto, as faturas de janeiro e fevereiro estariam em aberto. 

A correspondência também aponta que as contas não seriam lançadas para não comprometer o saldo dos consumidores. “Ocorre que essas contas estão pagas”, afirma Jammal. 

Ainda, na manhã desta quinta-feira (9), um ouvinte da Rádio JM relatou situação similar durante o programa JM News 1ª Edição. “Eu fui tirar uma conta deste mês e saiu esta cobrança para mim. Mas, já foi solucionado”, relata o ouvinte Joaquim Leocádio. 

Em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (9), o presidente da companhia, Rui Ramos, esclareceu a questão. De acordo com Ramos, o problema abrange cerca de 1,2 mil clientes da autarquia. 

“Nós estávamos em mudança de sistema e a Caixa também mudou. Houve uma incompatibilidade de comunicação do nosso sistema com a Caixa. E nós percebemos em março que as pessoas que tinham débito automático, por essa questão de mudança do sistema da Caixa, não ocorreram o débito automático na conta de janeiro e fevereiro. Foi feita uma correspondência informando”, afirma. 

Rui ainda afirma que os consumidores afetados foram orientados a tirar uma segunda via ou que procurassem a Codau para resolver o problema. “Nós temos o sistema WhatsApp e essa cobrança seria sem juros, sem correção. Nós colocamos as cartas nos Correios, que levam um tempo para entregar”, pontua. 

Posteriormente, a autarquia soltou uma nota de esclarecimento sobre o caso. Confira na íntegra:

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas esclarece que a correspondência enviada não era de cobrança de dívida. Tratou-se de um comunicado a 1.200 consumidores, que têm suas faturas cadastrados no débito automático na Caixa Econômica Federal, a existência de uma falha no sistema de transmissão de dados. A situação impediu a quitação das contas apenas dos meses de janeiro de fevereiro de 2024 e teve origem a partir de um processo de adequações implementadas em sistemas, tanto da Codau quanto da Caixa. A carta explicou que as contas em aberto não seriam lançadas no mês de março no sistema de débito automático, para evitar o comprometimento do saldo bancário dos usuários.  As faturas em questão deveriam ser pagas por outros meios disponibilizados como aplicativos bancários, agências bancárias ou lotéricas. Além disso, o documento esclareceu que a Codau não cobraria multas e juros sobre os valores das contas de janeiro de fevereiro.   Desde o mês de março, com os ajustes técnicos concluídos, a regularização dos arquivos de débito automático foi normalizada. Do universo de 1200 consumidores avisados, restam cerca de 88 para quitarem os débitos. Aqueles que decidirem por parcelamento, a Codau oferece prazos de até 72 meses.

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