TRANSTORNOS

Falta de manutenção prejudica serviço de limpeza em terminal de ônibus

Problemas na rede hidráulica e entupimento nos banheiros têm gerado reação de usuários no Terminal Oeste contra empresa terceirizada que é contratada, exclusivamente, para a limpeza

Rafaella Massa
Publicado em 18/04/2024 às 20:48
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Falta de manutenção hidráulica, devidamente comunicada à Prefeitura, tem causado transtornos aos usuários do Terminal Oeste (Foto/Divulgação)

Falta de manutenção hidráulica, devidamente comunicada à Prefeitura, tem causado transtornos aos usuários do Terminal Oeste (Foto/Divulgação)

Empresa contratada pelo município para a limpeza dos terminais do transporte coletivo urbano está em dificuldade na prestação do serviço no Terminal Oeste, em virtude da falta de manutenção na estrutura hidráulica no local. Com banheiros entupidos, os usuários se queixam e acusam os profissionais da terceirizada de não estarem atuando como deveriam.

A empresa responsável pelo serviço de limpeza nos terminais, Alves Serviços, entrou em contato com o Jornal da Manhã e, segundo a gerente de Uberaba, Karina Moura, apenas a limpeza é de responsabilidade da empresa, enquanto a manutenção hidráulica e os reparos são por conta da Prefeitura. “Há dias que estávamos avisando o chefe de seção para a manutenção dos sanitários”, informa.

Karina alega que, nos últimos dias, a equipe tem sofrido abusos e perseguições por parte de usuários, os quais ela atribui como sendo reflexo da situação relatada por um ouvinte da Rádio JM sobre o entupimento dos sanitários. “Para terem uma ideia, pedimos diariamente que sejam feitos vídeos das limpezas, justamente por isso. No dia em que cobrarem alguma coisa, temos provas. E realmente foram úteis nossos vídeos, porque ficou provado nosso trabalho. Hoje, novamente fomos submetidos a novas reclamações”, relata.

A gerente afirma que a equipe segue à risca o que está previsto em contrato e o que é exigido pela superintendência quanto à limpeza dos espaços. Conta ainda que as funcionárias têm sofrido resistência por parte da população no que tange à cooperação para a faxina do local. “Desde 2020, iniciamos as lavagens às quintas-feiras, antes do horário de pico para não termos transtornos com os usuários. Nossos colaboradores entram mais cedo, antes das 6h da manhã, justamente para lavarem no horário que eles mandaram. Antes das 8h, tem que estar tudo lavado”, conta.

Segundo Karina, o horário de trabalho das equipes contempla das 6h às 22h nos dias úteis e das 6h às 21h aos sábados e domingos.

Por meio de nota, a Superintendência de Transporte informou que conta com empresa especializada em manutenção e que um representante da superintendência realiza inspeções diárias nos terminais. Afirma que, recentemente, uma série de manutenções foi efetuada no Terminal Oeste, sendo que, nessa quinta-feira (18), foram substituídos seis reparos de válvulas de descarga, corrigindo os problemas identificados, e que outras peças que precisarão de troca já estão em processo de compra.

A nota diz ainda que, “no Terminal Gameleira, houve um problema com o sifão do banheiro adaptado para pessoas com deficiência na noite de quarta-feira (17). A situação foi comunicada à empresa e já está sendo resolvida. A superintendência também está providenciando reparos devido a uma situação de vandalismo no Terminal Manoel Mendes, em que uma pessoa ateou fogo embaixo da pia do banheiro”, concluiu.

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