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“Servimos bem para servir sempre!”

Fulvio Ferreira
Publicado em 26/04/2024 às 19:43
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Nas vendas, empórios e armazéns dos anos 1970 e 1980, era comum encontrar uma placa escrito “Servimos bem para servir sempre!”.

Desta frase podemos destacar algumas observações:

1- a vontade do empreendedor era servir; isso se chama dedicação.

2- o empreendedor queria ser próximo do cliente, afinal ele estava lá para servir; isso é fidelidade.

3- perenidade, isto é, a empresa queria atravessar o tempo através das gerações; isso é constância.

Em 1984, o Conjunto Kid Abelha, com a voz marcante de Paula Toller, gravou uma música de Leone que dizia: “eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim (...)”. 

A composição no seu todo, destacada na frase acima, demonstrava uma superficialidade da juventude daquela época, coisa que assustava os mais velhos. Aqueles outrora jovens são hoje os “coroas” que se arrepiam e se aterrorizam com a fragilidade dos jovens desta década, muitos desconectados da realidade e que insistem em não aceitar a vida adulta.

Isso se reflete no varejo. Tanto clientes como vendedores, ainda bem que não são todos, ocupam-se mais em reclamar do que em agir. Os clientes querem tudo, compram pouco, mas emitem opiniões nas redes sociais como se fossem experientes, maduros e altamente comprometidos com a vida, com a sociedade e com a cadeia produtiva.

Já os vendedores, alguns, mal passam de atendentes, possuem uma casca, um verniz de conhecimento, de eficiência e de empatia. Só sentem a dor do cliente se esta não os incomodar; são incapazes, repito, alguns, de se envolver com a situação, de ouvirem o cliente e realmente apresentarem soluções. Mal sabem atender; servir, então... está muito longe.

Mas ainda bem que há solução, ainda bem que há remédio. Mas cabe lembrar que remédio pode ser amargo e talvez até indigesto. Entretanto, se você estiver disposto a mudar, existe receita: estudar mais, evoluir e crescer. Boas leituras, cursos, palestras e treinamentos são, com certeza, o melhor caminho para se aproximar da excelência. Busque ter mais conteúdo, conhecer o mercado e “tudo” do seu negócio; seguramente, você terá mais confiança, terá mais autoridade e conhecerá o sucesso: dedicação, fidelidade e constância!

Quanto ao cliente, esse certamente vai comprar mais, seja pela sua postura altruísta e competente, seja porque ele se sentirá amparado e tutelado por alguém que efetivamente está servindo bem para servir sempre!

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